Com Estadão Conteúdo
Nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (15), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição para presidente. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda posição com 33%.
O petista manteve o mesmo número do levantamento anterior, divulgado no dia 9 de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo.
Lula e Bolsonaro são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 8%, e por Simone Tebet (MDB-MS), que tem 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) tem 2%.
Na simulação de segundo turno da pesquisa Datafolha, Lula tem 54% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 38%.
No levantamento anterior, divulgado no dia 9 de setembro, Lula tinha 53% e Bolsonaro 39%.
Mais da metade do eleitorado (53%) diz que não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum.
Lula, segundo colocado neste recorte, é reprovado por 38% dos entrevistados. Ele é seguido por Ciro e Tebet, com 24% e 14% de desaprovação, respectivamente.
A pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios do Brasil entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04099/2022.
Na região, não observa-se variações significativas para o primeiro turno, mas num eventual segundo turno, Lula (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).
VEJA TAMBÉM: MORRE GLÓRIA MARIA: Lula lamenta a morte de Glória Maria: "uma das maiores jornalistas da história"
De acordo com os dados do Agregador de Pesquisas JC, Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%.
Num segundo turno, Lula conseguiu aumentar sua vantagem sobre Bolsonaro. Desde o início de setembro, o petista vem oscilando positivamente, indo de 62% no dia 1 para 64,8% no dia 12.
Trata-se de um crescimento de 2,8 pontos percentuais. O atual mandatário tem 27,4%, enquanto brancos e nulos somam 5,6%.