Com informações do G1
A nova rodada de pesquisas para a Presidência da República, realizada pelo instituto Ipec (antigo Ibope), foi divulgada nesta segunda-feira (26). Este é o penúltimo levantamento, encomendado pela TV Globo, antes da realização do primeiro turno das eleições.
A pesquisa foi divulgada às 18h na GloboNews e no portal G1. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, de O Globo, o estudo começou a ser apurado pelo Ipec nesse domingo (25) sendo finalizado hoje. Foram ouvidas no total, 3.008 pessoas de todas as regiões do país.
Com a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, a pesquisa também traz um recorte com relação a abstenção. Os entrevistados foram perguntados se pretendem ir votar no dia 2 de outubro. Quem respondeu que "não", ainda segundo O Globo, também foi questionado por qual razão. Entre as opções, constou no questionário: "medo de violência", "meu voto não faz diferença", "trabalho", "não tenho interesse".
Confira a nova pesquisa do Ipec para a presidência da República
- Lula (PT): 48%
- Jair Bolsonaro (PL): 31%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
- Vera (PSTU): 0%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Padre Kelmon (PTB): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Branco/nulo: 4%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Última pesquisa Ipec para presidente 2022
De acordo com a última pesquisa Ipec, divulgada no dia 19 de setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surgiu com 47% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, estava com 31%.
Em comparação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto porcentual para cima. Já Bolsonaro seguiu mantendo o seu percentual. Ainda segundo Ipec, Ciro Gomes (PDT) estava com 7% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Já a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) tinha 1%.
Felipe d´Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 5%, e 4% não sabem ou não responderam.