Ao contrário do que anuncia-se em mensagens espalhadas nas redes sociais, a Câmara Municipal de Petrolina não vai entregar o título de cidadão petrolinense a Jair Bolsonaro (PL). O presidente da República passa pela 'capital' do Sertão de Pernambuco nesta terça-feira, 27 de agosto, visando melhorar sua votação no estado a cinco dias da eleição.
"A Câmara Municipal de Petrolina vem a público informar que, em cumprimento ao disposto na Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, do Gabinete da Presidência, não realizará nenhuma entrega de Honrarias", diz trecho da nota publicada no site oficial da casa legislativa municipal.
A portaria, de autoria do presidente Aero Cruz (MDB), suspende as solenidades de entrega de títulos honoríficos, outras honrarias e demais eventos solenes durante todo o período eleitoral. De acordo com a Câmara Municipal de Petrolina, o objetivo é zelar pela lisura das eleições, assegurando igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como respeitar os ditames da legislação eleitoral.
"Cabe esclarecer ainda que, caso a entrega de qualquer honraria anteriormente aprovada seja realizada antes do término do período eleitoral, este ato não tem amparo do Poder Legislativo Municipal e fere a orientação normativa estabelecida por esta Casa Legislativa, conforme Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, de conhecimento de todos os Edis e servidores", reforça a nota.
Passagem de Jair Bolsonaro por Petrolina
Esta é a segunda passagem de Jair Bolsonaro (PL) por Pernambuco em menos de quinze dias. A visita visa não somente melhorar a votação do incumbente no estado, mas reforçar o nome de Anderson Ferreira (PL) como candidato oficial do presidente ao Governo.
A visita, que tem como destino final Juazeiro (BA), passa pela cidade de Miguel Coelho (UB). O ex-prefeito de Petrolina fez avanços contundentes sobre o eleitorado bolsonarista, visando um lugar no segundo turno da disputa pelo Governo de Pernambuco.