ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Atlas para Presidência: Ciro Gomes "encolhe" e Lula pode vencer no primeiro turno

A pesquisa eleitoral Atlas divulgada nesta terça-feira, 27 de agosto, mostra Ciro Gomes (PDT) encolhido a cinco dias da eleição

Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 27/09/2022 às 10:59 | Atualizado em 27/09/2022 às 11:18
Lula e Ciro Gomes - Renato Pizzutto/Band

A pesquisa eleitoral Atlas divulgada nesta terça-feira, 27 de agosto, mostra Ciro Gomes (PDT) encolhido a cinco dias da eleição. O levantamento de intenção de voto para a Presidência da República indica migração de eleitores do pedetista para o chamado voto útil em Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a pesquisa eleitoral, Lula tem 48,3% de intenção de voto no primeiro turno. O petista tem vantagem de sete pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro, que tem 41%. Ciro Gomes, que intensificou o tom antipetista diante do avanço do ex-presidente sobre seu eleitorado, fica com apenas 3,5%.

Em seguida, estão: Simone Tebet (MDB), com 2,1%, Felipe D’Avila (Novo), com 1,3%; Soraya Thronicke (UB), com 1%; Vera Lucia (PSTU) com 0,2%; José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) com 0,1%. Já Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. 

Considerando-se a margem de erro de um ponto percentual, há chance de Lula vencer a disputa no primeiro turno da eleição. O petista tem 49,44% dos votos válidos, considerando-se que 2,3% dos entrevistados irão votar em branco, anular ou não sabem em quem votar.

O cenário pode ser resultado do encolhimento de 2,5 pontos percentuais de Ciro Gomes. “Esse movimento de voto útil afeta tanto Ciro quanto Tebet, mas para o Ciro esse movimento foi acentuado ainda mais após o debate", disse Andrei Roman, CEO da Atlas, à CNN.

Veja o resumo da pesquisa:

Resumo da pesquisa para segundo turno:

Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Mais informações sobre a pesquisa Atlas

A pesquisa Atlas coletou respostas de 4.500 pessoas via web, entre os dias 22 e 26 de setembro. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual, com 95% de confiança.

De acordo com o instituto, os entrevistados são recrutados de maneira orgânica durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

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