A CNN Brasil divulgou nesta terça-feira (27) uma pesquisa feita pela "Atlas" sobre a eleição presidencial. Os números trazem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, mais com uma margem bem menor do que a maioria dos outros institutos vêm apresentando.
Na pesquisa da Atlas, Lula aparece com 48,3% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 41%. Em seguida vem Ciro Gomes (PDT), com uma votação bem reduzida (mais uma vez, em elação a outros institutos), registrando 3,5%. Simone Tebet (MDB), com 2,1%, Felipe D’Avila (Novo), com 1,3%; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% também trazem pontuações bem inferiores. Branco, nulos ou os que afirmaram que não sabem em quem irão votar somam 2,3%.
Pesquisa foi feita via internet
Segundo a CNN Brasil, a pesquisa coletou dados de 4.500 pessoas via web entre os dias 22 e 26 deste mês. O portal de notícias divulgou ainda que os entrevistados foram "recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs)". A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual. O levantamento tem 95% de confiança. Não foram apresentados recortes, como idade dos entrevistados ou faixa de renda.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02714/2022.
Confira os resultados da pesquisa Atlas, incluindo cenários para o segundo turno:
1o. Turno
Intenção de voto estimulada para presidente (com os nomes dos candidatos sendo apresentados)
Lula (PT) — 48,3%
Bolsonaro (PL) — 41%
Ciro Gomes (PDT) — 3,5%
Simone Tebet (MDB) — 2,1%
Felipe D’Avila (Novo) — 1,3%
Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
Vera Lucia (PSTU) — 0,2%
José Maria Eymael (DC) — 0,1%
Padre Kelmon (PTB) — 0,1%
Leonardo Péricles (UP) — 0
Sofia Manzano (PCB) — 0
Branco/Nulo/Não sabe — 2,3%
2o. Turno
Também com intenção de voto estimulada para presidente
Cenário 1
Lula (PT) — 51,3%
Bolsonaro (PL) — 43,7%
Branco/Nulo/Não sabe— 5%
Cenário 2
Lula (PT) — 47,1%
Ciro Gomes (PDT) — 28,8%
Branco/Nulo/Não sabe — 24,1%
Cenário 3
Bolsonaro (PL) — 41,8%
Ciro Gomes (PDT) — 40,6%
Branco/Nulo/Não sabe— 17,6%
No cenário entre Bolsonaro e Ciro Gomes no segundo turno, a vitória do atual presidente se daria por cerca de 1%, ou seja, tal resultado serviria como estímulo para que os eleitores de Ciro desistissem do voto útil no primeiro turno.