Às vésperas do primeiro turno das Eleições 2022, o cenário eleitoral para a mais acirrada disputa para a Presidência da República do Brasil se mantém o mesmo: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança no primeiro turno.
A Pesquisa CNT/MDA, divulgada neste sábado (01/10), às 8h55, mostra que Lula detém 44,2%, quase 8 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e aparece com 36,3% do eleitorado brasileiro.
CONFIRA tudo sobre as ELEIÇÕES 2022 na cobertura do SJCC
De acordo com a CNT/MDA, desde o levantamento de setembro o presidente Bolsonaro oscilou um ponto para cima, mesma quantidade de Lula. Com isso, a distância entre os candidatos permanece a mesma da última pesquisa.
O número de pessoas que pretende votar branco/nulo, está indeciso ou não quer votar nos candidatos que pontuaram acima de 1% oscilou um ponto para baixo e agora está em 11%. Ciro Gomes (PDT) tem 4,5%, Simone Tebet (MDB) 4,3% dos votos e Soraya Thronicke (União Brasil) foi a última candidata a pontuar acima de 1%, conquistando 1,2%.
CONFIRA a Pesquisa CNT/MDA na íntegra:
Pesquisa CNT de Opinião - Rodada 155 by Roberta Soares on Scribd
Sobre a Pesquisa CNT/MDA
A pesquisa ouviu presencialmente 2002 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e seu índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento detém registro no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-02944/2022.
Veja a disputa presidencial no Nordeste pelo Agregador de Pesquisas JC
MAIS PESQUISAS ELEITORAIS
Além da Pesquisa CNT/MDA, outros levantamentos serão divulgados neste sábado, às vésperas do primeiro turno. Confira quais:
Pesquisa Ipespe
A pesquisa Ipespe também será divulgada nas vésperas da eleição, foram entrevistados por telefone 1100 eleitores nesta sexta-feira (30/09). A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está prevista para ser divulgada às 12h45.
Pesquisa Genial/Quaest
A última pesquisa Genial/Quaest antes do primeiro turno também será divulgada neste sábado e trará diversas informações sobre o cenário de primeiro e segundo turno, temas de relevância para os eleitores, avaliação do Governo Jair Bolsonaro e muito mais.
O levantamento é realizado de forma presencial e foi realizado entre 30 de setembro e 1º de outubro, serão 2 mil eleitores entrevistados. A pesquisa está prevista para ser divulgada no início da noite deste sábado.
Pesquisa IPEC Nacional
A última pesquisa IPEC antes do primeiro turno também trará mais entrevistados presencialmente, 3008 eleitores participarão do levantamento presencial. A margem de erro será de 2 pontos percentuais. A amostra começou a ser coletada no dia 25 de setembro e vai até 1º de outubro. Está prevista para as 20h.
Pesquisa Datafolha Nacional
O Datafolha fará sua última pesquisa um dia antes do primeiro turno. O levantamento será com um volume de eleitores ainda maior, 12800 pessoas serão entrevistadas pessoalmente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O número de eleitores entrevistados foi aumentado para contemplar pesquisas adjacentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três maiores colégios eleitorais do país. A pesquisa está prevista para 17h30.