Após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, nesse domingo (2), a população do Nordeste foi alvo de críticas por parte de alguns eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, porque a região foi responsável pela liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa etapa da disputa.
Os ataques preconceituosos colocaram o nome da região entre os assuntos mais comentados do Twitter.
- ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro ganha para Lula em apenas uma cidade de Pernambuco
Em uma das mensagens nas redes sociais, um perfil apoiador de Bolsonaro escreveu que, em caso de vitória de Lula, espera que o Nordeste "seja o mais afetado possível com fome, desemprego e pobreza."
"Campanha 'não visite o Nordeste', vamos valorizar os estados que querem um Brasil livre do comunismo", escreveu outra internauta em seu perfil do Twitter.
"Não existe preconceito em afirmar que o Nordeste é majoritariamente analfabeto, seria preconceito se ninguém soubesse disso, mas todo mundo sabe, então, é conceito", afirmou outro perfil.
- BOLSONARO E LULA: Veja quais são as cidades mais lulista e mais bolsonarista do Brasil
Lula venceu nos nove estados nordestinos no primeiro turno, além de Tocantins, Pará, Amazonas e Amapá (Norte), e Minas Gerais (Sudeste).
Bolsonaro venceu nos três estados do Sul, no Distrito Federal e nos três estados do Centro-Oeste, em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo (Sudeste), e Acre, Rondônia e Roraima (Norte).