Na pequena cidade de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, não existe polarização entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). No domingo (2), dia do 1º turno da eleição, o vermelho dominava nas roupas das pessoas e nas fachadas das casas.
Em Carnaubeira da Penha quase todo o eleitorado é Lula. A cidade garantiu ao ex-presidente sua maior vitória proporcional em Pernambuco, com 91,26% da preferência e o terceiro melhor resultado entre os 5.568 municípios do País. As cidades onde ele teve maior votação também foram no Nordeste: em Guaribas, no Piauí, com 92,14% e em Fortuna do Piauí, com 91,44%.
Enquanto Lula teve 7.994 votos, Bolsonaro alcançou apenas 615, o equivalente a 7,02% do total válido. A vitória de Lula deverá se repetir no segundo turno. Apesar do forte apoio ao ex-presidente, a população não deu preferência a Danilo Cabral (PSB), candidato do petista no Estado.
A vitória para o governo do Estado na cidade foi de Marília Arraes (Solidariedade), com 45,18% dos votos, seguido por Miguel Coelho (União Brasil), que tem presença forte no Sertão e conquistou 24,82% dos votos.
Para o Senado, a escolhida foi a candidata apoiada por Lula, Teresa Leitão, com 45,10% dos votos. Já Gilson Machado, apoiado por Bolsonaro, ficou apenas em quarto lugar, com 6,64%.
Cidade que deu vitória a Lula tem alto índice de extrema pobreza
Carnaubeira da Penha é uma cidade jovem. Distrito do município de Floresta durante anos, foi emancipada em 1991. Tem uma população estimada pelo IBGE em 13.117 habitantes. A economia vive do comércio e da administração pública.
Localizada no conhecido Polígono da Maconha, no Sertão de Itaparica, a Polícia Federal está sempre fazendo apreensões no município. A cidade também abriga o povo indígena Atikum-Umã, que mantém uma população importante, em comparação ao número de habitantes da cidade
Em Pernambuco, enquanto metade da população vive na pobreza e na extrema pobreza, em Carnaubeira da Penha esse percentual aumenta para 70%. No 2º turno das eleições, no próximo dia 30, o povo carnaubeirense deve escolher Lula mais uma vez, de olho nas propostas de reduzir a fome e a pobreza.