De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, o MDB vai liberar seus diretórios estaduais para declarar apoio a Lula (PT) ou Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição para a Presidência da República. Candidata derrotada, Simone Tebet (MDB) deve anunciar em breve apoio ao petista.
Sabe-se que as executivas estaduais do Nordeste faziam pressão para apoio a Lula. Durante a pré-campanha, chegaram a se movimentar para que a legenda não lançasse candidatura própria. Enquanto isso, a ala "bolsonarista" do partido se concentra no eixo Sul-Sudeste.
Segundo a Folha de São Paulo, Tebet já comunicou sua decisão a favor de Lula, em caráter irreversível. Agora, correligionários ligados a Bolsonaro estariam pressionando a ex-candidata para que o apoio aconteça de maneira contida, de forma a deixar claro que o apoio é pessoal, e não da legenda.
A ala "lulista" do MDB tem como expoente Helder Barbalho, governador reeleito do Pará. "Eu defendo que o MDB se posicione. O MDB não tem o direto de ficar omisso numa eleição nesse patamar. Ficar neutro nesse caso é se omitir", afirmou.
Simone Tebet, em tempo, ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição para a Presidência da República. A senadora emedebistata teve 4,16% dos votos, ficando na frente de Ciro Gomes (PDT), que terminou a apuração com 3,04%.