Às 16h desta quarta-feira, cinco de outubro, Simone Tebet (MDB) vai declarar seu apoio oficial sobre o segundo turno da eleição para a Presidência da República. Espera-se que a candidata derrotada no primeiro turno declare apoio a Lula (PT) na disputa contra Bolsonaro (PL).
Mais cedo, a senadora pelo Mato Grosso do Sul foi fotografada entregando seu plano de governo a Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula. Simone Tebet, apesar de derrotada, teve uma vitória eleitoral: entrou depois na disputa, mas chegou na frente de Ciro Gomes (PDT), ocupando a terceira colocação.
Veja ao vivo a coletiva de imprensa na qual Simone Tebet confirmará seu apoio no segundo turno para a Presidência da República:
Simone Tebet terminou a eleição com 4,16% dos votos válidos. Logo após o fim da apuração das urnas, a senadora garantiu que se posicionaria sobre a disputa do segundo turno e que apenas aguardaria o posicionamento oficial do seu partido.
MDB libera filiados para apoio a Lula ou Bolsonaro
Nesta quarta-feira (5), o MDB liberou os seus filiados para fazerem campanha para o ex-presidente Lula (PT) ou para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do pleito deste ano. Na primeira fase da eleição, os emedebistas votaram em Simone Tebet (MDB), que concluiu a votação na terceira colocação.
Em nota divulgada nesta manhã, o partido diz que cobrará do vencedor "defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito", além de "respeito ao voto popular" e "ao processo eleitoral como um todo".