*Com informações do Estadão Conteúdo
Com o início das eleições do segundo turno para Presidência e os governos de 12 Estados, os debates entre os candidatos são fundamentais para aprofundar mais as propostas de governo e confrontarem seus discursos.
O primeiro debate entre os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), seria promovido pela TV Bandeirantes, no próximo domingo (9). No entanto, a emissora informou que está negociando com a campanha dos candidatos uma outra data - ou seja, não haverá debate neste domingo.
- DEBATE ENTRE LULA E BOLSONARO: TV GLOBO divulga data e horário do debate presidencial
- DEBATE PRESIDENCIAL SEGUNDO TURNO: TV Globo faz alterações no PRÓXIMO DEBATE da emissora; veja
- Globo antecipa horário do debate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno
- Globo muda horário de debate para presidente no segundo turno; veja novo horário e data
- ELEIÇÕES 2022 2º turno: quando será o próximo debate? Lula e Bolsonaro vão? Confira
O Estadão e a Rádio Eldorado, em pool com SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil, promovem encontro dos dois candidatos na sexta-feira (21) às 21h30. O debate será realizado em estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores.
De acordo com as regras, o debate será dividido em quatro blocos, sendo dois deles reservados para que os candidatos se enfrentam diretamente. Nos outros dois, os jornalistas poderão fazer perguntas. Os postulantes terão direito a réplicas, tréplicas e comentários.
Ambas campanhas já aprovaram as regras do debate. No entanto, apenas o candidato Jair Bolsonaro confirmou presença. Lula não compareceu no debate realizado no primeiro turno pelo mesmo pool de veículos de imprensa.
De acordo com as informações do Estadão, houve tentativa de contato com a assessoria dos dois candidatos solicitando a agenda de debates que pretendem comparecer, mas o veículo não obteve retorno até a publicação deste texto.
DEBATES NOS ESTADOS
A Band promove na próxima segunda-feira (10), às 22h, o debate entre os candidatos ao governo do Amazonas, da Bahia, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Já a Rede Globo promove embates entre os postulantes a governador no dia 27 de outubro, com início previsto para 22h.
O Estadão e a Rádio Eldorado, em pool com SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil, promove encontro dos postulantes ao Palácio dos Bandeirantes com data prevista para sexta-feira, 14h, às 22h.
A TV Cultura informou que o Roda Viva recebe os dois candidatos que disputam o governo de São Paulo, na segunda-feira (27). A edição especial começa às 22h e terá quatro blocos com duração de 25 minutos cada, além de um quinto bloco com as considerações finais.
Os entrevistados ocuparão o centro do Roda Viva de forma alternada, conforme sorteio no Jornal da Cultura. A apresentação será por conta da jornalista Vera Magalhães.
Ao Estadão, as assessorias dos candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) informaram que a agenda de debates ainda não está fechada. Tarcísio pretende participar de todos. O petista, por ora, prevê participação nos embates da Band e da Globo.
VEJA O CALENDÁRIO DE DEBATES NESTE SEGUNDO TURNO
Agenda de debates presidente:
- 21/10 às 21h30 - Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil
- 28/10 às 21h30 - TV Globo
Agenda de debates: governo de SP
- 10/10 às 22h - Band
- 14/10 às 22h - Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil
- 17/10 às 22h - TV Cultura (Roda Viva)
- 27/10 às 22h - TV Globo