O apresentador José Luiz Datena, da Band, apareceu hoje (7) em Brasília (DF) em uma entrevista coletiva do presidente, e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL). Datena, afirmou que não pode anunciar seu posicionamento político mas que sua presença em Brasília é um agradecimento a Bolsonaro por seu apoio.
No meses anteriores ao primeiro turno, o nome do apresentador chegou a ser anunciado como candidato de Bolsonaro para o Senado em São Paulo. Datena acabou desistindo de disputar a cadeira no Congresso Nacional mas, segundo ele, teve o apoio do presidente "até o fim".
Datena disse que é uma questão de "lealdade"
"Como cidadão, eu queria agradecer ao presidente Bolsonaro, porque minha mãe me ensinou que tem que ser grato a quem é leal a você. Durante a campanha política, em que estive ao lado do presidente, ao lado do Tarcísio, eu sofri muitos ataques, inclusive por parte da militância do presidente Jair Bolsonaro, e mesmo assim, com todos esses ataques, o presidente me lançou como candidato ao Senado" , disse Datena, segundo portal Splash/UOL.
Datena aproveitou o momento para mandar a frase: "Quem não tem gratidão, não tem caráter", e sobre declarar claramente o seu apoio a um dos dois candidatos à Presidência, o apresentador se esquivou. Disse que não poderia revelar por fazer parte de "uma empresa neutra".
"Desde o momento que deixei de ser candidato a senador, voltei a ser jornalista e não seria nem ético, nem leal com a minha empresa, assumir uma posição", disse o apresentador. Após ser questionado sobre sua presença em Brasília e o encontro com o presidente às vésperas do segundo turno das eleições, Datena afirmou que não poderia recusar o convite.
"Como jornalista, eu jamais poderia delegar ou refutar um convite do presidente da República, como vocês jornalistas, se fossem convidados, viriam aqui, meu interesse aqui é jornalístico, puramente. Agora, é um dos dois únicos candidatos a presidente da República, quem me convidar, eu falo", pontuou.