A primeira rodada da pesquisa Datafolha para a Presidência da República, divulgada nesta sexta-feira (7), mostra empate técnico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País.
De acordo com o levantamento, encomendado pela Folha de S. Paulo e pela Globo, Bolsonaro (PL) está com 46%, enquanto Lula (PT) está com 44% das intenções de voto.
Ainda segundo o estudo, brancos, nulos ou não votaria em nenhum, representam 8%. Não souberam responder atingiu o índice de 2%.
- PESQUISA DATAFOLHA GOVERNO SP: Tarcísio tem 10 pontos de vantagem sobre Haddad; confira
- ELEIÇÕES SEGUNDO TURNO: Datafolha revela pesquisa de intenção de votos para segundo turno; CONFIRA
- PESQUISA DATAFOLHA AGORA: veja quantos eleitores estão decididos sobre Lula e Bolsonaro e quantos ainda podem mudar voto neste segundo turno
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O Datafolha ouviu 1.806 pessoas de 74 municípios paulistas, no período de 5 e 7 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09303/2022.
BRASIL
No resultado geral da pesquisa Datafolha, onde foram entrevistadas 2.884 eleitores presencialmente em 179 cidades, o ex-presidente Lula está à frente de Bolsonaro, com 49% ante 44% das intenções de votos. Brancos e nulos somaram 6%; e os indecisos correspondem a 2% da amostra.
No recorte dos votos válidos, o líder petista tem 53% das intenções de voto, enquanto o candidato à reeleição pelo PL possui 47%.
O estudo também mostrou, segundo informações publicadas pelo Estadão, que apenas 7% dos entrevistados dizem não saber em quem irão votar para presidente. 93% já definiram o seu voto no dia 30 de outubro. 95% dos eleitores de Lula estão certos da decisão. 94% dos apoiadores do presidente afirmam o mesmo.
Mesmo com o apoio formal de Simone Tebet a Lula no segundo turno, mais da metade de quem votou na emedebista (52%) diz que não irá votar no petista de jeito nenhum. 22% afirmam ter certeza em votar no ex-presidente e 24% afirmam que talvez votem em Lula.
Entre quem votou em Ciro Gomes (PDT), 32% dizem que vão votar em Bolsonaro ante 25% para Lula.
Avaliação do governo
A avaliação do governo teve mudanças após a primeira semana do primeiro turno. 40% dos brasileiros dizem que o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo - variação de quatro pontos porcentuais para baixo em comparação ao levantamento anterior, do dia 1º de outubro.
A aprovação da gestão aparece seis pontos porcentuais acima e chega aos 37%. 22% dizem que o chefe do Executivo faz uma gestão regular.
De acordo com o levantamento, Bolsonaro segue como candidato à Presidência mais rejeitado. 51% dizem que não irão votar nele de jeito nenhum ante 46% de Lula no recorte.