Com atraso de mais de uma hora, por conta da participação de Lula em um comício em Juiz de Fora (MG), a Live realizada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) com o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) focou em temas populares, como a manutenção de uma renda mínima de R$ 600, ganho real do salário salário mínimo, valorização das pensões a aposentadorias, redução de preços de alimentos da cesta básica e a volta de um programa forte de habitação popular.
A transmissão improvisada, no início foi prejudicada por problemas técnicos. A conversa entre Lula e Janones acabou durando cerca de 30 minutos, e foi acompanhada por mais de 40 mil pessoas. Janones começou a entrevista perguntado a opinião do ex-presidente sobre o plano do governo de, a partir do próximo ano, desindexar o reajuste do salário mínimo do índice oficial da inflação, como prevê a Constituição, o que exigiria uma PEC (projeto de emendo à Constituição). A mudança também teria impacto sobre o reajuste das aposentadorias, pensões e BPC (Benefício de Prestação Continuada) a partir do ano que vem.
Lula lembrou que no período dele no governo o salário mínimo foi reajustado em 74%. "A gente dava o percentual da inflação oficial, e mais a média do PIB dos últimos dois anos. É irresponsabilidade do ministro Guedes falar uma coisa dessas. Na verdade eles acham que o aposentado, o pensionista, a pessoa que recebe o BPC são um peso, um fardo nas costas do País, o que não é verdade. O que o governo paga pra vocês é o que vocês já pagaram ao País", disse o ex-presidente.
PREÇO DOS ALIMENTOS
André Janones puxou o assunto da "comida na mesa". Ele citou uma live feita por ele, que segundo o deputado já conta com mais de sete milhões de visualizações, onde comparava o preço dos alimentos básicos em 2019 e agora. "Peguei o folheto de um supermercado de 2019 e fui comparar com os preços de agora". Provocando o candidato Lula, o deputado perguntou se tem como baixar o preço dos alimentos.
"O Brasil reduziu muito a sua área de produção de alimentos, do feijão, da mandioca, do milho, de outros produtos de primeira necessidade... No meu governo tinha a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] para fazer estoque regulador de comida, de feijão, de arroz...quando o preço começava a subir a gente colocava esses produtos no mercado".
Lula disse que é preciso incentivar a agricultura familiar, que é quem produz comida. "É plenamente possível baixar o preço do óleo, da carne, do feijão...mas o governo precisa ter responsabilidade e ver que o povo que ganha até dois salário mínimos é o que mais precisa de uma atenção especial", disse o ex-presidente.
PROGRAMA DE HABITAÇÃO
A conversa passou para o programa de habitação do governo atual, o Casa Verde Amarela que, segundo Janones, não entregou as moradias que deveria fazer. "Nós entregamos 3 milhões e 100 mil casas, e vamos retomar o Minha Casa, Minha Vida logo em janeiro. Quem tem que fazer casa para o povo pobre é o governo. O rico tem como pegar empréstimo. A casa é uma coisa sagrada", disse Lula.
Assista a gravação da live entre Janones e Lula clicando aqui. A conversa começa em 1:08:00.