Logo após a esperada fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as eleições, que durou cerca de dois minutos, Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil fez um pronunciamento igualmente curto, onde anunciou que foi autorizado pelo presidente a iniciar o período de transição.
“O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou, quando for provocado, com base na lei, dar início ao processo de transição", anunciou Ciro Nogueira, destacando que a primeira reunião deve acontecer na próxima quinta-feira (03).
Pela manhã, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador da equipe de transição representando o novo governo. Lula assume o poder em 1º de janeiro de 2023. Nesse período de transição há uma troca de informações entre o governo atual e o que assumirá no próximo ano.
DISCURSO DE BOLSONARO
Em um discurso breve, que ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, na tarde desta terça-feira (1º), Bolsonaro agradeceu aos mais de 58 milhões de votos que recebeu.
Na ocasião, Bolsonaro também fez referência aos protestos que estão ocorrendo nas rodovias do país, pontuando que “as manifestações pacíficas sempre serão bem vindas".
Jair Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após derrota nas eleições