Congresso Nacional

Substituindo Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire toma posse no Senado

Jarbas solicitou uma licença para realizar um tratamento de saúde. Dueire deve passar quatro meses no cargo

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 07/12/2022 às 22:20
Agência Senado
Fernando Dueire tem uma relação de mais de 20 anos com Jarbas - FOTO: Agência Senado
Leitura:

O economista pernambucano Fernando Dueire tomou posse no Senado Federal nesta quarta-feira (7). O agora senador era o primeiro suplente de Jarbas Vasconcelos (MDB), que se licenciou do cargo para realizar um tratamento de saúde. O afastamento de Jarbas deve durar quatro meses.

A solenidade de posse foi realizada durante a tarde, conduzida pelo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD). "O titular deste mandato é o mais vitorioso político pernambucano. Com seis eleições majoritárias conquistadas é o responsável por minha presença neste plenário e pela toga que hora sou investido. Tenho o desafio de honrar sua ausência durante esse período", afirmou Dueire, na ocasião, em referência a Jarbas, com quem possui relação próxima há cerca de duas décadas.

Destacando o atual momento do País, o novo senador falou sobre a necessidade de somar esforços neste momento de transição entre governos. "São tempos de dificuldades e intolerância. Cabe a cada um, em sua trincheira e no conjunto, a dura tarefa de superar essa fase trabalhando para melhorar o ambiente, com as armas do diálogo, compreensão, força e entendimento", pontuou.

"Os desafios que temos hoje só serão superados com união e disposição", completou Dueire, durante discurso no plenário que foi acompanhado por parlamentares de Pernambuco e lideranças do MDB como o presidente da sigla, o deputado federal Baleia Rossi.

Natural do Recife, Fernando Antônio Caminha Dueire tem 63 anos e formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

O senador já foi superintendente geral da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entre 1995 e 1998, secretário de Infraestrutura e presidente dos conselhos de administração da Celpe, Compesa, Copergás, Porto do Recife e Metropolitano de Transportes Urbanos. Em seu currículo também constam passagens pelo Conselho Nacional dos Secretários de Energia (2001/2003) e pela assessoria técnica de Jarbas no Senado Federal.

Comentários

Últimas notícias