O governador reeleito da Paraíba, João Azevedo (PSB-PB), é o novo presidente do Consórcio Interestadual do Nordeste. A assembleia geral ordinária, por videoconferência, foi realizada nesta quinta-feira (8), com a participação dos nove governadores Nordeste, que elegeram Azevedo por unanimidade.
Durante a reunião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), atual presidente, fez um balanço de sua gestão. "Para além de todas as conquistas que o Consórcio obteve durante seus quatro anos de existência, seja na captação de investimentos, seja no intercâmbio com outros estados brasileiros e diversos países, nossa instituição exerceu um importante contraponto político num momento tão difícil da história nacional", afirmou o governador.
A data para realização da eleição do novo presidente do Consórcio Nordeste, foi antecipada por Paulo Câmara, que esta prestes a concluir seu mandado de oito anos à frente do Palácio do Campo das Princesas.
Questionada sobre a mudança de data, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), que deverá permanecer na instituição representando o Estado, evitou polemizar o assunto, dizendo apenas que sua equipe jurídica já havia consultado o regimento interno do Consórcio, onde estava prevista a convocação de uma eleição, e que a data limite para isso seria até o dia 15 de dezembro.
"Quero dizer da importância do Consórcio Nordeste para posicionamento regional, em relação ao Brasil, para que temas que sejam comuns possam ser fortalecidos através do Consórcio. É o papel que a gente vai trabalhar para que isso possa acontecer a partir do ano que vem. Debater temas que são de verdade das necessidades de investimentos que o Nordeste precisa", afirmou Raquel Lyra, momentos antes de se reunir com os prefeitos e prefeitas dos municípios pernambucanos.
ALINHAMENTO COM O GOVERNO FEDERAL
O presidente eleito do Consórcio Nordeste, João Azevedo, em seu discurso, declarou ser uma honra assumir o cargo, principalmente, nesse momento do país.
"Com a eleição do presidente Lula, vamos viver uma nova fase. Todos nós sabemos o tamanho que o Consórcio tem e o papel político do Nordeste no contexto nacional. Somos uma região de resistência e, nessas eleições, consolidamos essa posição. É uma responsabilidade tocar esse grupo no mesmo nível que meus antecessores. Mas vamos dar continuidade a esse trabalho e buscar a unidade cada vez maior", assegurou o governador da Paraíba.
Em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e atendendo ao plano de trabalho da Câmara Temática de Meio Ambiente, o Consórcio vem coordenando um estudo sobre ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas e os ativos ambientais da região.
Entre outras ações, estão as iniciativas das Câmaras Temáticas de Energias e de Turismo, com realização de eventos, que ampliaram as discussões do grupo. Além disso, nas relações internacionais, foi destaque a participação dos Estados do Nordeste na 38ª edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV 2022). Durante a feira, a delegação Nordeste pode tratar de projetos sobre intercâmbio científico, especialmente nas áreas de agricultura e indústria farmacêutica.
A economista Tânia Bacelar acompanhou o encontro, no Palácio do Campo das Princesas, e realizou uma apresentação com o tema "Reposicionamento estratégico do Nordeste, no desenvolvimento inclusivo e sustentável do Brasil".
Participaram da reunião virtualmente os governadores Paulo Dantas (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Izolda Cela (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Regina Sousa (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe). Presencialmente, estiveram ainda o secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas e o secretário executivo adjunto, Glauber Piva.
Comentários