O economista pernambucano Fernando Dueire tomou posse no Senado Federal nesta quarta-feira (7). O agora senador era o primeiro suplente de Jarbas Vasconcelos (MDB), que se licenciou do cargo para realizar um tratamento de saúde. O afastamento de Jarbas deve durar quatro meses.
A solenidade de posse foi realizada durante a tarde, conduzida pelo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD). "O titular deste mandato é o mais vitorioso político pernambucano. Com seis eleições majoritárias conquistadas é o responsável por minha presença neste plenário e pela toga que hora sou investido. Tenho o desafio de honrar sua ausência durante esse período", afirmou Dueire, na ocasião, em referência a Jarbas, com quem possui relação próxima há cerca de duas décadas.
Destacando o atual momento do País, o novo senador falou sobre a necessidade de somar esforços neste momento de transição entre governos. "São tempos de dificuldades e intolerância. Cabe a cada um, em sua trincheira e no conjunto, a dura tarefa de superar essa fase trabalhando para melhorar o ambiente, com as armas do diálogo, compreensão, força e entendimento", pontuou.
"Os desafios que temos hoje só serão superados com união e disposição", completou Dueire, durante discurso no plenário que foi acompanhado por parlamentares de Pernambuco e lideranças do MDB como o presidente da sigla, o deputado federal Baleia Rossi.
Natural do Recife, Fernando Antônio Caminha Dueire tem 63 anos e formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
O senador já foi superintendente geral da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entre 1995 e 1998, secretário de Infraestrutura e presidente dos conselhos de administração da Celpe, Compesa, Copergás, Porto do Recife e Metropolitano de Transportes Urbanos. Em seu currículo também constam passagens pelo Conselho Nacional dos Secretários de Energia (2001/2003) e pela assessoria técnica de Jarbas no Senado Federal.