Momentos antes de conversar com mais de 160 prefeitos e prefeitas dos municípios pernambucanos, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) foi questionada sobre a composição do seu secretariado. Na ocasião, ela disse que tinha tempo e usou como exemplo o fato de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também não ter anunciado quem seriam os seus ministros.
A reunião de Raquel Lyra com os gestores municipais ocorreu no dia 6 de dezembro e, três dias depois, no dia 9 de dezembro, Lula confirmava os nomes de Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Nesta terça-feira (13), a governadora eleita de Pernambuco voltou a repisar o discurso de que tem tempo para apresentar os nomes que vão compor o primeiro e o segundo escalão do seu governo a partir do dia 1º de janeiro de 2023, quando tomar posse.
“Temos pouco mais de 15 dias para fazer o anúncio do secretariado. A gente está fazendo a reestruturação do governo e partir disso poder ter os nomes, com pessoas que a gente já tem conversado, lideranças políticas, partidos políticos, para poder apresentar um secretariado que sem sombra de dúvidas vai poder cumprir aquilo que a gente combinou com a nossa gente, levando mais segurança, mais saúde, mais educação e mais oportunidades”, disse Raquel Lyra, em entrevista à TV Jornal Interior.
Acontece que mesmo nos bastidores, aliados e lideranças políticas desconhecem como será formado a futura administração. Alguns partidos, inclusive, têm esperado que tipo de gestos vão receber por parte da líder tucana para saber como vão se posicionar diante do novo governo.
Dos nomes ventilados estão o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), o advogado Túlio Vilaça, que integra a equipe de transição, o ex-candidato a senador Guilherme Coelho (PSDB), e o empresário Fred Loyo (PSDB). No entanto, ainda não se sabe qual espaços eles vão ocupar no governo, mas são quadros que não causarão surpresa se forem confirmados.
Na próxima segunda-feira (19), a governadora eleita Raquel Lyra e a vice-governadora eleita Priscila Krause vão ser diplomadas. A cerimônia será realizada a partir das 16h, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções). Com a diplomação, os possíveis secretários e secretárias devem começar a serem confirmados.
A governadora eleita, Raquel Lyra, iniciou esta terça-feira (13) no Monte Bom Jesus, em Caruaru, participando da celebração em homenagem a Santa Luzia, reverenciada pelos católicos como a protetora dos olhos.
A missa, que tradicionalmente reúne milhares de fiéis, foi presidida pelo bispo da Diocese de Caruaru, dom José Ruy, na capela que leva o nome da religiosa.
Raquel assistiu à celebração ao lado do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. "Por mais um ano estou aqui na tradição de celebrar Santa Luzia. Vim professar a minha fé e, junto com milhares de caruaruenses e agrestinos, agradecer a Deus e pedir bênçãos e discernimento para que a gente possa ter sabedoria para tomar as melhores decisões na vida, fazendo sempre o certo", afirmou Raquel.