João Campos nomeia nova secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife

Formada em Direito e com experiência na iniciativa privada, a nova secretária assume em substituição a Rafael Dubeux, que agora chefia a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda
Mirella Araújo
Publicado em 11/01/2023 às 18:20
Joana Florêncio assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nesta quarta-feira (11), a nova titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. A advogada Joana Portela Florêncio assume a pasta em substituição a Rafael Dubeux, que foi convocado pelo ministro Fernando Haddad (PT) para assumir a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda. 

A nova auxiliar municipal  chega para coordenar projetos como o programa de concessões e parcerias, ações para fomentar abertura de empresas e melhoria do ambiente de negócios, o E.I.T.A. Recife, o Crédito Popular do Recife (CredPop Recife), entre outros.

“A gente chega animada, com vontade de contribuir ainda mais na gestão, dando continuidade aos projetos desenvolvidos por Rafael Dubeux com o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Recife, para gerar a atração de novos investimentos, promovendo assim mais emprego e renda para a nossa cidade”, destacou Joana Portela.

De acordo com a Prefeitura do Recife, essas ações, somadas a outras iniciativas executadas por demais órgãos e pastas do Executivo, permitiram a capital pernambucana ultrapassar a marca de mais de 58 mil empregos gerados com carteira assinada desde o ano de 2021.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a advogada Joana Florêncio possui pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.

A nova secretária de Desenvolvimento Econômico também  acumula experiência na iniciativa privada, onde atuou em reconhecidas bancas advocatícias em Pernambuco. O seu nome foi fruto de uma indicação do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, e considerado uma aproximação estratégica para o fortalecimento da Frente Popular nas eleições de 2024, onde Campos será candidato a reeleição. 

Nas eleições de 2020, o então partido PSL, comandado por Bivar, lançou o advogado Carlos Andrade Lima para disputar a Prefeitura do Recife. No segundo turno da disputa entre João Campos e a deputada federal Marília Arraes (SD), que era candidata pelo PT, o partido adotou posição de neutralidade.

Nas eleições de 2022, já como União Brasil, o partido apostou novamente em Carlos Andrade Lima para ser candidato ao Senado na chapa liderada pelo candidato a governador, o ex-prefeito Miguel Coelho (UB). 

DESPEDIDA

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Dubeux agradeceu a confiança e falou sobre  trabalho realizado no Executivo municipal.

“A gente conseguiu melhorar os dados na geração de empregos, que, desde o início da gestão de João Campos, mais de 58 mil novos postos de trabalho com carteira assinada foram criados. Este número é maior, percentualmente, que a média brasileira e que outras capitais nordestinas, como Fortaleza e Salvador”, explicou Dubeux.

“O Recife vem avançando bem na agenda de ampliação de investimento público, no programa de concessão de PPPs, que implementamos no Recife, a criação do Investe Recife, do CredPop, entre outras ações”, acrescentou.

“Rafael assumiu desafios nada triviais aqui no Recife e agora vai para um desafio ainda maior, mas com um olho aqui na cidade também. Quero agradecer ao compromisso de Rafael neste período, que é um grande quadro e agora vai contribuir para todo Brasil. Com certeza vai animado para trabalhar no Governo Federal”, disse o prefeito João Campos.






TAGS
João Campos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory