DIÁLOGO

Raquel Lyra se reúne com bancadas de partidos de olho na construção da base do governo na Alepe

Os encontros ocorreram ao longo do dia e não fizeram parte da agenda oficial da governadora de Pernambuco

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 13/02/2023 às 20:02 | Atualizado em 13/02/2023 às 20:04
Hélia Scheppa/SECOM
A governadora Raquel Lyra já havia feito uma primeira reunião com todos os deputados estaduais e agora inicia as conversas com as bancadas de cada partido - FOTO: Hélia Scheppa/SECOM

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), realizou uma série de encontros com as bancadas de partidos da Assembleia Legislativa (Alepe), ao longo desta segunda-feira (13).

Nenhuma dessas reuniões constaram na agenda oficial da chefe do Executivo, no entanto, o gesto veio em meio a formação dessas bancadas na Casa de Joaquim Nabuco. A leitura que tem sido feita nos bastidores, é de que Raquel Lyra - cujo partido elegeu apenas três deputados estaduais - ainda não  possui a segurança de ter uma base governista construída.

Além do PSDB, mesmo ocupando a presidência da Mesa Diretora, com o deputado estadual Álvaro Porto, a bancada de governo tem apenas o PP - com oito deputados - oficializados como base.

O grande empecilho nessa articulação em prol da governabilidade tem girado em torno da formação da bancada independente, que superaria o número de deputados que formam a bancada governista.
Raquel esteve reunida com os partidos União Brasil, Solidariedade e PT - que compõem a federação com o PV e o PCdoB.

Líder do União Brasil, o deputado Romero Sales Filho disse que a conversa foi positiva e que por unanimidade, a bancada formada por cinco parlamentares, declarou apoio a todas as decisões que forem colocadas pelo governo em prol de Pernambuco.

Diante disso, ao ser questionado sobre qual posicionamento o UB terá oficialmente na casa, se de base ou de independência, Romero Sales afirmou que a relação de base e governo se dará com a convivência.

“Nós acreditamos no modelo de gestão que Raquel está construindo e o União Brasil se colocou disponível para apoiar o governo. Portanto, não haverá dificuldades de alinhamento entre o partido e o governo nessa reconstrução de Pernambuco. Estamos confiantes no pulso firme e de novas ideias”, declarou o parlamentar.

No entanto, Romero Sales reconheceu a importância de ter nessa legislatura a representatividade de uma bancada independente. “Ela é necessária por não depender de uma indicação, do governo ou da oposição, para se posicionar”, disse.

O líder do Solidariedade, o deputado estadual Luciano Duque, também fez elogios à reunião com a governadora de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o partido apresentou suas demandas e expectativas com relação aos problemas que o estado possui.

“Ao longo desse período, nos forjamos na luta política com o modelo de gestão do PSB. O que colocamos para a governadora é que estamos prontos para contribuir com uma boa política para o que for importante para o Estado”, declarou.

Para o líder do Governo, o deputado Izaías Regis, que iria reunir os líderes dos partidos na manhã desta segunda-feira, mas teve que cancelar a reunião, essas definições da bancada e das comissões parlamentares só devem ser concluídas após o Carnaval.

“Nós estamos conversando. Não posso dizer quantos, mas muitos parlamentares vão estar conosco na bancada de governo, mesmo com o partido não se posicionado como base. A bancada independente não vai atrapalhar, porque a grande maioria vai atuar junto a base de governo”

 

Comentários

Últimas notícias