ELEIÇÃO SENADO

RESULTADO PRESIDENTE DO SENADO: Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Pacheco venceu a disputa com Rogério Marinho, apoiado por Bolsonaro e partidos correligionários

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 01/02/2023 às 18:18 | Atualizado em 01/02/2023 às 18:43
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - PEDRO GONTIJO/AGÊNCIA SENADO

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é o novo presidente do Senado. Ele comandará o Congresso pelos próximos dois anos. Pacheco recebeu 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN)

Outro concorrente, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desistiu da disputa.

Votação

A eleição foi feita com voto secreto e presencial, com os votos de 81 senadores. A votação se deu por meio de cédulas de papel inseridas em envelopes.

Perfil

O novo presidente do Senado tem 45 anos. Nascido em Porto Velho (RO), Pacheco cresceu em Passos (MG) junto à mãe, Maria Imaculada Soares, que era professora estadual, e aos irmãos. Aos 15, mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde concluiu a faculdade de direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou a carreira.

Leia Também

Especialista em direito penal, ele foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Além disso, Pacheco foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais.

Em 2014, foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, ele foi eleito senador, com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais. No Senado, Pacheco foi vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) no biênio 2019-2020.

 

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Federal

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS