Conceição Policarpo é a primeira mulher a assumir a superintendência da Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco

Conceição Policarpo sucede o auditor federal de Finanças e Controle José William Gomes da Silva na superintendência do órgão
Mirella Araújo
Mirella Araújo
Publicado em 24/04/2023 às 18:23
Henrique Lencastre
Em 2018, Conceição Policarpo ganhou o Prêmio de Servidora Destaque da CGU e em 2020 recebeu o Prêmio de Excelência da CGU, na área de gestão interna Foto: Henrique Lencastre


Em solenidade realizada nesta segunda-feira (24), a auditora federal de Finanças e controle, Conceição Policarpo Correia, tomou posse como a primeira mulher a assumir a superintendência da Controladoria Regional da União no Estado de Pernambuco (CRU-PE).

Conceição Policarpo sucede o auditor federal de Finanças e Controle José William Gomes da Silva na superintendência do órgão. Após a cerimônia, a nova superintendente comentou sobre os desafios que a nova direção da CGU terá no Estado.

“Como o ministro falou, é uma nova direção da casa que visa promover cada vez mais equidade, justiça social e que cada vez mais mulheres possam assumir a liderança da nossa casa”, disse. Hoje, a CRU tem apenas 27% do seu corpo funcional composto por mulheres.

A auditora federal também falou sobre a importância de desenvolver um trabalho em parceria com os órgãos de controle estadual para garantir a integridade pública.

”Sempre que a gente traz luz aos nossos processos, a gente caminha do lado do bem, do lado que é o correto. A gente vem fortalecendo sobretudo a cidadania, a participação popular, que as pessoas possam mais buscar o Estado não somente para conduzir os seus problemas, mas também para apontar onde estamos acertando”

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, que prestigiou o evento, chamou para a agenda da diversidade e que é surpreendente o fato de que só agora a CRU-PE empossou uma mulher para o comando da instituição.

Vinícius Marques declarou ainda esperar que mais mulheres possam ocupar o mesmo cargo em outras regionais do país. “É possível construir uma instituição íntegra sem que esse pressuposto esteja estabelecido no momento que estamos vivendo hoje no Brasil”, disse o ministro.

“As superintendências têm um papel muito importante na detecção de eventuais indícios de malfeitos, seja do ponto de vista da aplicação da lei anticorrupção, seja do ponto de vista da aplicação dos recursos públicos de um modo geral, nas auditorias. Mais do que isso, tem uma função enorme e muito importante de mostrar para população a importância da avaliação e agenda das políticas públicas”, afirmou o ministro da CGU, na ocasião.

Representando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que não participou da cerimônia de posse, a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Ericka Lacet, disse que haverá muitas oportunidades de trabalho em parceria com a Controladoria Regional da União no que diz respeito às políticas públicas.

 “Acredito que teremos muitas oportunidades de trabalhos em conjunto aqui em Pernambuco, principalmente pela visão da governadora do Estado, que tem nos pilares do seu projeto de governo a transparência, a integridade e o controle, acho que vai ser um momento muito rico para o nosso estado”, afirmou a secretária da Controladoria-Geral do Estado.

A Controladoria Regional da União do Estado de Pernambuco é uma unidade regional da Controladoria Geral da União (CGU), órgão do governo federal com status de Ministério, sendo responsável pela defesa do patrimônio público, a transparência na gestão, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria, dentre outras, de forma a promover a correta aplicação dos recursos públicos.

PERFIL

A superintendente Conceição Policarpo Correia tem formação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui certificação em ouvidoria pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e especialização em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Iniciou sua carreira no serviço público federal em 1994, quando assumiu o cargo de patrulheira Rodoviária Federal, compondo a primeira turma de mulheres daquele órgão. Foi analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no período de 1995 a 2006.

Em 2007, assumiu o cargo de auditora Federal de Finanças e Controle da CGU. Atuou na Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção e na Ouvidoria-Geral da União, em Brasília. Em 2017 foi coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção em Minas Gerais. Em 2018 ganhou o Prêmio de Servidora Destaque da CGU e em 2020 recebeu o Prêmio de Excelência da CGU, na área de gestão interna.

TAGS
controladoria geral da união Posse
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory