Raquel Lyra anuncia data do FIG 2023; prefeito de Garanhuns diz que não foi comunicado

O prefeito Silvado Albino diz ter sido surpreendido com anúncio de que o FIG será realizado de 21 a 30 de julho
Mirella Araújo
Publicado em 26/06/2023 às 20:09
A governadora Raquel Lyra anunciou que o Festival de Inverno de Garanhuns será realizado de 21 a 30 de julho Foto: Divulgação/Secom


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (26), para anunciar a data da realização do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Nesta edição, o evento será realizado de 21 a 30 de julho, tendo como homenageados o mestre Gonzaga, do Reisado, e o empreendedor Cyro Ferreira da Costa, ambos falecidos. 

“É mais uma valorização de nossa cultura, que ajuda também a gerar emprego e renda para nossa gente, principalmente no interior do Estado”, disse Raquel Lyra.

No entanto, o governo estadual ainda não detalhou quais serão as atrações do FIG 2023 e nem qual será o investimento aportado nesta edição. Diferente de 2022, o festival deste ano teve uma redução no número de dias, passando de 17 dias de festa para dez.

 

Após o anúncio do calendário do FIG,  o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), também utilizou as redes sociais para fazer um pronunciamento sobre a realização da tradicional festa na cidade. De acordo com o gestor, a Secretaria de Cultura (Secult-PE), por meio da Fundarpe, havia acertado uma outra data, que seria de 14 a 23 de julho.

O prefeito repudiou a forma como o Festival de Inverno de Garanhuns estaria sendo tratada pelo Governo Raquel Lyra. “Inclusive, querendo criar um evento com o mesmo nome: Festival de Inverno de Pernambuco. Nada contra os outros municípios, até entendo que é importante fomentar o turismo e a economia de um modo geral com municípios que têm potencialidades”, declarou Sivaldo Albino.

A Secult e a Fundarpe já vinham alinhando junto com a Secretaria de Cultura de Garanhuns a programação do festival e, segundo o prefeito, houve uma confirmação feita na última quarta-feira (21) de que ele seria realizado entre os dias 14 e 23 de julho, mas que ainda não poderia ser divulgada. 

“É importante dizer que nós construímos a nossa grade do Festival Gospel, lá no Colégio XV, esse evento religioso que coincide na data do FIG, porque tínhamos a garantia de que ele seria realizado nesta data”, explicou o prefeito.

Albino disse que foi surpreendido com o anúncio feito pela governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira, da mudança das datas para 21 a 30 de julho. “Até aí tudo bem com relação a data, o que não pode governadora e os que fazem a Fundarpe e a Secretaria de Cultura do Estado, é divulgar a data deste evento tão importante como o Festival de Inverno de Garanhuns sem que o prefeito da cidade tenha conhecimento da festa que vai ser realizada na cidade que ele administra”, declarou. “Não é desta maneira que a senhora vai construir pontes”, completou o prefeito.

 

O líder do Governo e ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PSDB), fez um discurso no plenário da Alepe para destacar o anúncio feito pela governadora Raquel Lyra a respeito do calendário do evento. Ele afirmou ainda que houve um cuidado minucioso por parte da gestão da Fundarpe com relação aos custos do FIG e que o Estado vai valorizar as atrações locais.

Sem entrar na questão sobre as mudanças nas datas do festival, Izaías Régis afirmou ainda que até o momento a Prefeitura de Garanhuns não teria enviado a relação oficial com os nomes dos artistas que foram habilitados no edital do município para participar desta edição do FIG.

“Infelizmente, a informação que tenho do Governo do Estado é que até o presente momento, eles não receberam nenhuma relação oficial, por parte da Prefeitura de Garanhuns, com os nomes dos artistas de Garanhuns habilitados no edital do município. Mas consegui garantir que 100% dos artistas garanhuenses, habilitados do edital do Estado, sejam contratados", declarou o líder do Governo. 

TAGS
FIG raquel lyra Festival de Inverno de Garanhuns
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory