Nesta quinta-feira (21) aconteceu o Ouvir para Mudar em Caruaru, além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, José Almir Cirilo participou do evento. Em entrevista a TV Jornal Caruaru, Cirilo falou sobre a acumulação de água nas barragens para os próximos anos e do abastecimento no agreste com a água do rio São Francisco.
“Felizmente para o agreste estão chegando os grandes aportes hídricos vindo do São Francisco e da Mata Sul. Então, isso vai suprir as demandas gradativamente na medida que os mananciais forem se exaurindo. Depois de quase 30 anos de luta, a água do São Francisco está chegando ao agreste, estará chegando agora no final do ano. Em complemento, a água da Barragem do Cerro Azul, assim vamos poder manter e melhorar o abastecimento das cidades”, afirmou o secretário.
Durante as últimas chuvas alguns municípios acabaram sendo prejudicados e algumas obras de barragens serão retomadas segundo o secretário revelou na entrevista.
“Nessa semana já foi lançado o edital para a retomada da barragem de Panelas II, que fica aqui em Cupira, é o Rio Panelas. A barragem de Lagoa dos Gatos, que protege principalmente Belém de Maria, deverá estar em processo de licitação já agora, em um mês. Já está na Secretaria de Administração iniciando os procedimentos. E as outras barragens, as de Garapéba, lá em São Benedito do Sul. E a de Barra de Guabiraba, estão finalizando atualizações dos processos executivos, porque ao longo desses anos de paralisação, a gente tem que rever para ver se não precisa fazer alguma mudança”, explicou Cirilo.
O secretário também informou que em um prazo de até cinco meses as obras serão retomadas.