Articulação

Raquel Lyra confirma participação na comitiva de Lula para evento em Dubai

Raquel trava parceria com Lula ao aceitar fazer parte de sua comitiva em conferência em Dubai

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 21/11/2023 às 16:18 | Atualizado em 21/11/2023 às 20:53
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Ricardo Stuckert

A governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu deixar clara sua parceria com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao aceitar o convite do petista para participar da comitiva presidencial na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28) em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. 

Essa é a primeira vez que Raquel participa da comitiva do presidente em eventos fora de Pernambuco. A resposta positiva ao pedido de Lula pode ser definida como uma aliança política firmada entre eles.

A assessoria da governadora revelou apenas a aceitação do convite, mas não informou se ela participará em todos os dias da Conferência. 

ARTICULAÇÃO DE RAQUEL E LULA

Raquel declarou, durante as campanhas do segundo turno das eleições 2022, neutralidade na escolha entre os candidatos a presidência Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em 30 de outubro de 2022 a ex-prefeita de Caruaru e Lula foram eleitos e no mesmo dia Raquel declarou, que esperava “construir pontes” com o petista.

Em quase 12 meses de gestão dos dois, Pernambuco já foi palco de alguns lançamentos de programas federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Novo Farmácia Popular. Além disso, as visitas Raquel à Brasília tem sido constantes nos últimos meses e durantes alguns eventos estaduais ela menciona e elogia o presidente de forma espontânea. 

MUDANÇA DE PARTIDO

Especulações sobre a mudança de partido da governadora acontecem desde agosto deste ano, quando foi sugerido que ela se filiaria ao Partido Social Democrático (PSD). Porém, até o momento, essa mudança não ocorreu. 

Bastidores também apontam que a aproximação de Raquel com Lula pode ser um sinal de que ela também poderia se filiar a um partido mais à esquerda.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS