Em entrevista ao Passando Limpo, da Rádio Jornal, nesta sexta-feira (22), o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), falou sobre a aprovação da prorrogação do Reporto, a assinatura de licitação para a dragagem do Porto de Suape e o crescimento do Brasil. Na noite desta quinta-feira (21), foi aprovada na Câmara dos deputados a continuação do Reporto por mais cinco anos. O prazo de validade para o regime estava previsto para encerrar ao final de 2023.
Segundo o Governo Federal, o Reporto é uma das medidas relacionadas à Política Industrial implantada em agosto de 2004 para promover a realização de investimentos na recuperação, modernização e ampliação dos portos brasileiros, reduzindo o surgimento de gargalos logísticos na infraestrutura portuária.
Sílvio Costa Filho declarou que acompanhou toda a votação e que está confiante com os rumos que o setor deve tomar em 2024.
"Ficamos até quase duas horas da manhã voltando reporto. As empresas que operam hoje no Brasil vão poder comprar máquinas, equipamentos internacionais com 40% de desconto isso significa dizer que vai haver competitividade dos portos e das empresas que operam a agenda portuária no Brasil isso significa mais investimentos mais geração de emprego e sobretudo mais desenvolvimento para o Brasil.
CRESCIMENTO DO BRASIL
O ministro explicou que o setor portuário esse ano está batendo recordes e o objetivo para o próximo ano é crescer mais de 10%.
"São mais 400 mil empregos diretos gerados e 800 mil empregos indiretos. Eles são fundamentais para o crescimento da economia brasileira. E esse ano além disso, vamos bater o recorde com mais exportações, serão mais de $ 92 Bilhões de dólares mais de R$ 400 bilhões e tudo isso tem feito com que o Brasil cresça e se desenvolva", disse.
ASSINATURA DA LICITAÇÃO PARA DRAGAGEM DO PORTO DE SUAPE
Na entrevista, Costa Filho destacou a assinatura da autorização de início de licitação para a dragagem do Porto de Suape, que ocorre na tarde desta sexta (22) ao lado de da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
"É uma obra que desde o primeiro momento em que assumi o ministério eu quis dar prioridade. Hoje estamos dando início ao lançamento do edital para a dragagem do Porto de Suape. São R$ 204 milhões de reais investimentos para dragagem. Isso vai melhorar muito a infraestrutura portuária do porto. Vamos poder receber navios maiores para ampliar a nossa capotagem e o crescimento do porto. E até receber cada vez mais navios internacionais que vão ajudar no escoamento da produção", destacou.
Durante a conversa, o ministro também informou estar empenhado para tornar a Transnordestina realidade no Estado.
"Essa é uma bandeira nossa ao lado do presidente Lula, do Ministro Renan filho. Vamos tirar a Transnordestina do papel e fortalece Suape. Com essas ações que temos trabalhado, vamos organizando a agenda do desenvolvimento do nosso Estado", finalizou Silvio Costa Filho.