Na manhã desta terça-feira (30) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que pretende discutir articulações políticas com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). As declarações foram feitas pelo Chefe do Palácio do Planalto em entrevista concedida à Rádio CBN Recife.
"Eu já disse para João Campos, 'olha, eu vou querer conversar com você sobre política, eu vou convidá-lo pra ir à Brasília para conversar sobre os projetos políticos daqui para frente'. E também vou conversar com a governadora, eu quero conversar com ela sobre política", afirmou Lula.
Bastidores apontam que o presidente torce por uma união entre a chefe do executivo estadual e o gestor da capital pernambucana, visto que o pleito de 2024 é significativo para o Recife.
LULA REFORÇA APOIO À RAQUEL LYRA
Mencionando o episódio em que ele lançava o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no ginásio do Geraldão, no Recife, o presidente Lula relembrou o momento em que a plateia vaiava a governadora Raquel Lyra.
"Eu pedi para o pessoal ter um pouco mais de respeito com a governadora, afinal, quando ela estava recém-eleita, eu disse para ela, 'Raquel, eu quero que você saiba que você será tratada como qualquer outro governador desse país, inclusive como se fosse uma governadora ligada a meu partido'', lembrou Lula.
O chefe do Executivo Nacional fez questão de deixar claro que não faz distinção de partido ou sexo, "se ganhou as eleições sendo eleito pelo povo, vai ter o tratamento que eu sempre dei".
Mencionando a relação com que teve com o governo de Eduardo Campos, o presidente fala da articulação que busca ter com a gestão estadual atual. "A governadora sabe do respeito que ela é tratada no Palácio do Planalto, do respeito que ela tem com os ministros", destacou.
RELAÇÃO COM ARRAES, EDUARDO CAMPOS E JOÃO
Com objetivo de justificar a amizade com João Campos o presidente da República recapitulou as relações que teve com Miguel Arraes e Eduardo Campos.
"A minha relação com o Eduardo Campos foi muito forte, era um companheiro da mais alta qualidade, foi meu ministro de tecnologia. Eu ia muito na casa do Eduardo, sempre que ele viajava, ele levava a Renata, a gente conversava muito", disse Lula.
JANTAR COM A FAMÍLIA CAMPOS
Sobre o jantar que o presidente participou junto à família Campos no último dia 18, enquanto cumpria agenda em Pernambuco, ele afirmou que não foi mencionado nenhum ponto relacionado à política.
"Eu fiz questão de fazer aquele jantar e naquela ocasião não discutimos política. Estava a Renata e seus quatro filhos discutindo a questão da família, discutindo a relação entre os filhos, o que cada um estava fazendo", explicou.
Além disso, o chefe do Palácio do Planalto fez questão de elogiar a desenvoltura política do gestor da capital pernambucana. "Eu conheço o João Campos desde menino. Ele é um moleque muito bem preparado, muito bem estruturado", disse Lula.