O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sofreu uma tentativa de invasão no início da manhã deste sábado, 24.
O episódio foi relevado pelo portal de notícias Metrópoles e confirmado pela reportagem com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). De acordo com a Secom, a Polícia está investigando e ninguém foi pego em flagrante. Mais detalhes não foram divulgados.
Segundo informações do portal Metrópoles, por volta das 6h, o motorista de um Ford Focus preto seguiu em direção ao Alvorada, onde mora o Lula, na Zona Cívico-Administrativa de Brasília.
Ao ser visto na área do bloqueio de acesso, porém, o condutor teria desobedecido a ordem de parada.
Em seguida, o veículo teria furado os pneus na "cama de faquir" - dispositivo com perfuradores em metal para evitar a fuga de veículos -, escapando em direção ao Palácio do Jaburu, que é a residência oficial do vice-presidente. Para tentar detê-lo, de acordo com a apuração do portal, um segurança atirou duas vezes contra o veículo.
PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada
A Polícia Federal (PF) informou, por volta das 17h deste sábado (24), que prendeu o motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada. O veículo também foi apreendido. O incidente está sendo investigado pela PF.
Segundo informação da própria PF, ele seria um morador da região e teria errado o caminho para casa. O suspeito ainda prestará mais informações em depoimento.
O carro teria desrespeitado o bloqueio, mas sem conseguir se aproximar do palácio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício.
Sem dar detalhes sobre o ocorrido, a PF disse, em nota, que aguarda informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prédios e residências oficiais do presidente e vice.
A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que confirmou o incidente, sem detalhes.
Outras tentativas de invasão
Este não é o primeiro episódio de tentativa de invasão das residências oficiais do presidente e vice-presidente da República em Brasília. Há diversas ocorrências documentadas nas últimas décadas. Na manhã do dia 5 de outubro de 2008, por exemplo, um homem identificado como Denis tentou invadir o Palácio da Alvorada e acabou baleado na perna. Ele chegou a atravessar o espelho d’água e correu em direção ao prédio. A segurança presidencial fez um disparo para o alto e depois o acertou. Denis foi socorrido em um hospital e operado. Ele não explicou o motivo da tentativa de invasão.
Cinco anos antes, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veículos Carlos Xavier Filho, 39 anos, também tentou invadir o Palácio da Alvorada. Ele chegou a investir contra o portão de ferro da entrada da residência oficial com um automóvel Fiat Uno. Foi barrado pelo dispositivo de segurança que furou os pneus do carro. Mesmo assim, prosseguiu e bateu no portão. Acabou preso e alegou que tentava agendar uma audiência com o presidente Lula.
Em 2011, no dia 18 de janeiro, um homem também tentou invadir a residência oficial com um automóvel. Ele foi detido e levado para a delegacia.
Sob a gestão de Michel Temer, no dia 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prédio durante a noite. O rapaz acelerou o carro em que estava na direção do bloqueio de segurança e ultrapassou a grade de proteção. Foram relaizados disparos de advertência. O veículo só parou numa área interna do palácio.