EMBATE POLÍTICO

PSDB declara apoio a Raquel Lyra, após críticas de Álvaro Porto

Durante a solenidade de retomada das atividades na Alepe, Álvaro Porto teve áudio falando sobre Raquel vazado

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 01/02/2024 às 16:35 | Atualizado em 01/02/2024 às 18:40
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o presidente da Alepe, Álvaro Porto - Guga Matos/JC Imagem

Após conversa vazada do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), criticando a governadora  Raquel Lyra (PSDB) durante a solenidade de retomada das atividades da Casa Legislativa, a Comissão Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira se posicionou. 

As críticas do correligionário ocorreram logo após o discurso da chefe do Executivo na Alepe. No momento a tucana falava sobre os feitos de sua gestão no ano anterior. 

Com o microfone aberto, sem perceber, Porto criticou a governadora, usando uma palavra de baixo calão. 

"E o discurso dela, eu entendi nada. Conversou me*** demais e não disse nada", afirmou Álvaro Porto.

Segundos depois, uma pessoa não identificada que estava ao lado do presidente da Alepe ironizou o discurso da governadora, afirmando que “deveria ter perguntado onde é esse estado”. “Eu também queria saber”, disse Porto, antes de perceber que o microfone estava aberto. 

  

Leia Também

Diante disso, o partido manifestou solidariedade a Raquel Lyra.

"Nosso partido luta incessantemente para que as mulheres sejam protagonistas de verdade na política e em todos os espaços de poder. Nós, tucanos, temos muito orgulho de termos eleito uma jovem e competente mulher como governadora de Pernambuco e não podemos tolerar manifestações agressivas contra ela venha de quem vier. Muito menos de um deputado do próprio PSDB", disse nota do PSDB Nacional.

Além disso, a legada informa que o Conselho Nacional de Ética e Disciplina irá avaliar o caso. 

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSDB SE POSICIONA 

O PSDB-PE também se posicionou por meio de nota, se referindo à atitude de Porto de 'desrespeitosa' com Raquel Lyra. 

O texto também aborda a convivência democrática estabelecida na Constituição Federal. "Ela exige o respeito à independência e à harmonia entre os poderes da República". 

"O PSDB entende também que ataques como este ultrapassam a já reprovável ofensa à esfera pessoal, atingindo igualmente a independência dos poderes e os mais valiosos princípios democráticos, responsáveis por alçar de forma inédita uma mulher ao mais alto posto do Poder Executivo estadual", continua a nota. 

TUCANOS DE CARUARU

A Comissão Executiva do PSDB em Caruaru manifestou,  também por meio de nota, "sua total e inabalável solidariedade à Governadora Raquel Lyra". "Lamentamos profundamente que, mais uma vez, ela tenha sido alvo de comentários misóginos, especialmente vindo de um membro do nosso próprio partido".

O comissão reafirmou o "compromisso inequívoco de unir forças ao lado da Governadora na construção de uma sociedade totalmente isenta de qualquer forma de discriminação ou preconceito contra as mulheres. É com veemência que repudiamos os comentários proferidos, reiterando nossa postura firme contra qualquer atitude que desrespeite os princípios republicanos e os valores de igualdade".

"Nossa responsabilidade e empenho são em prol de um ambiente político e social que promova a equidade e o respeito, repudiando veementemente qualquer comportamento que vá de encontro a esses princípios. A Comissão Executiva do PSDB em Caruaru reitera seu apoio irrestrito à Governadora Raquel Lyra, consolidando-se como defensora ativa na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva".

APOIO PARLAMENTAR

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) disse que na contra mão do gesto realizado pela governadora de Pernambuco, "que em seu discurso pregou a paz e o diálogo entre os poderes", o presidente Álvaro Porto "teve uma postura infeliz com a gestora do Estado".

"No áudio vazado ficou nítido o modo desrespeitoso do parlamentar com a governadora. As mulheres estão cada vez mais ocupando espaços estratégicos na política brasileira e isso acaba gerando reações dessa natureza. Temos que nos unir por uma sociedade livre da violência de gênero e melhor para todos. Nos solidarizamos com a governadora Raquel Lyra, por sabermos da sua competência e postura para gerir nosso Estado", afirmou. 

 

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS