CARNAVAL E ELEIÇÕES

Raquel Lyra e João Campos disputam holofotes no Carnaval.Galo da Madrugada vai juntar os adversários neste sábado (10)

Durante anos da gestão do PSB em Pernambuco, o Carnaval foi comemorado junto pelo governo do Estado e a Prefeitura do Recife. Agora, como adversários, Raquel Lyra João Campos se evitam e se cercam de aliados na festa

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 09/02/2024 às 22:04 | Atualizado em 09/02/2024 às 22:05
Raquel Lyra paricipou de abertura do Carnaval de Olinda, enquanto João Campos chamou atenção com o "nevou" no Recife - Montagem

Às vésperas das Eleições Municipais de outubro, o Carnaval é um momento decisivo para atrair holofotes e construir imagem aos olhos da população. A abertura da festa na quinta-feira (8) foi apenas um ensaio do que vem pela frente na disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB). Se o gestor municipal descoloriu o cabelo e movimentou as redes sociais com o "nevou"; a governadora deu show de espontaneidade na abertura do Carnaval de Olinda.  

Durante anos de alinhamento político entre o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, comandados pelo PSB, as pessoas se acostumaram a ver Paulo Câmara e Geraldo Julio ou Paulo Câmara e João Campos usando suas camisas brancas estampadas com motivos do Carnaval. Para além das vestes combinadas, quase "par de jarro", transmitia sintonia entre aliados. 

Desde que a governadora assmiu, encerrando 16 anos de hegemonia do PSB no Estado, o Carnaval virou uma festa dividida. Este ano, Raquel participou da abertura da folia em Olinda, ao lado de Professor Lupércio, seu aliado de primeira hora. Não pisou no Marco Zero para participar da abertura no Recife. No ano passado, como fazia pouco tempo que seu marido, Fernando Lucena, tinha falecido, ela tirou uns dias de férias e foi com os filhos para Portugal. A vice-governadora assumiu interinamente e foi para a abertura do Carnaval de Olinda.   

ESPAÇO NA MÍDIA

"Pernambuco tem uma das festas populares mais importantes do Brasil, inclusive com repercussão nacional. É natural que as duas  principais figuras do Estado,  no caso da governadora Raquel Lyra e o prefeito de Recife João Campos queiram ocupar espaço na mídia. O prefeito descoloriu o cabelo e pouca gente vai deixar de comentar nesse Carnaval, ao longo dos próximos dias, essa mudança no cabelo de João Carlos", observa o cientista político e professor da PUC-RJ, Ricardo Ismael.

Na avaliação de Ismael, as eleições municipais deste ano são um primeiro tempo para as eleições gerais de 2026. "Tanto Raquel Lyra quanto João Campos querem tentar ocupar o maior espaço possível na mídia e acho que, no caso do prefeito, ele leva um pouco de vantagem. Isso porque a cidade do Recife tem um Carnaval que atrai muita gente, inclusive do interior de Pernambuco e da região metropolitana. É uma disputa e entra esse jogo das redes sociais. Eu diria que é um jogo legítimo, tentar chamar a atenção os olhares do eleitorados", complementa o especialista.

REDES SOCIAIS 

As redes sociais são hoje o principal espaço para criar no imaginário da população um perfil dos políticos. Com apenas 30 anos e maior identificação com as ferramentas de mídia, o prefeito João Campos se transformou no "queridinho" das redes sociais. Faz tantos vídeos e posts que, certa vez em uma comunidade, uma menina disse que ele era repórter. Com 1,7 milhão de seguidores é o prefeito mais popular do Brasil, superando os de São Paulo e do Rio, com populações muito maiores. 

As redes sociais foram o grande canal de comunicação do prefeito no Carnaval. Ele apareceu acompanhando a montagem do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho e fazendo suspense se nevaria o cabelo para a festa. Na quinta-feira apareceu com o cabelo nevado e chamou a atenção de todo o Brasil.

O "nevou" rendeu vários posts, inclusive com o cantor Anderson Naiff, resposnável por lançar o desafio de nevar o cabelo. Nesse, ele dança até o passinho. Na abertura do Carnaval aparece conversando com a cantora Raphaela Santos e dizendo qual é sua música preferida do repertório. Quando ela sobe ao palco, João Campos aparece dançando sofrência.  

A governadora também utiliza bastante as redes sociais, mas com estilo diferente. Com quase um milhão de seguidores, ela usa o espaço para cominicar ações importantes do governo, mas também aparece em postagens mais descontraídas, dançando ciranda, fazendo compras em uma feira orgânica, rezando e em outras ações.

Raquel não faz o estilo do prefeito, mas é bem mais espontânea que o ex-governador Paulo Câmara, que não disfarçava o incômodo com câmeras e redes sociais. Esses dias, enquanto o prefeito acompanhava a subida do Galo, Raquel recebia os homenageados do Carnaval no Palácio.  

GALO DA MADRUGADA, INTERIOR E RECIFE

Raquel e João ainda têm muito Carnaval para fazer suas aparições. Em território mais neutro, a governadora e o prefeito vão marcar presença no Galo da Madrugada neste Sábado de Zé Pereira (10). A governadora Raquel Lyra participa do café da manhã que antecede o Galo da Madrugada e, em seguida, prestigia o desfile do bloco. Depois do Galo, a chefe do Executivo tem a festa no restante do Estado para participar, como o encontro e maracatus de Nazaré da Mata e os Papangus de Bezerros. O prefeito tem o restante de dias de festa no Recife, tanto no Marco Zero quanto nos polos descentralizados. 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS