Livro 'Biografia do Abismo' mostra como o acirramento da polarização política transbordou para o cotidiano
Lançamento da obra será nesta segunda-feira (11), às 17h, na Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega - Recife Antigo
O projeto Marketing do Futuro da Política, liderado por Silvio Meira e Rosário Pompeia, vai promover nesta segunda-feira (11), a partir das 17h, o debate e o lançamento do livro 'Biografia do Abismo', de Felipe Nunes e Thomas Traumann, na Livraria Jaqueira, no Paço Alfândega - Recife Antigo. O evento é aberto e gratuito e busca aprofundar temas como polarização, apatia política e saídas para uma melhor cidadania.
A partir de 99 mil entrevistas domiciliares e mais de 150 grupos focais em 2021, 22 e 23, os autores debatem as consequências do acirramento entre lulistas e bolsonaristas para o cotidiano das famílias, empresas e instituições brasileiras.
O livro mostra que esse acirramento transbordou para o cotidiano. O que em outros anos era só uma eleição entre grupos políticos, virou um processo de competição de identidades, no qual cada bolha fica cada vez mais parecida internamente e, ao mesmo tempo, mais diferente que a outra. Antes era o “nós contra eles”, que não era bom, mas ao menos tolerava a presença do outro. Agora, entramos no abismo do “só nós temos razão”.
Ao assumir as cores do lulismo ou do bolsonarismo como as de quem torce para Flamengo ou Fluminense, o eleitor transforma sua escolha em um traço de sua personalidade. Segundo as pesquisas, um de cada sete brasileiros rompeu uma amizade durante a campanha e a grande maioria não se arrepende da briga por motivos políticos.
Um de cada quatro brasileiros diz que se sentiria mal caso seus filhos estudassem em uma escola onde os pais dos outros alunos tivessem uma visão política distinta da sua. Quase um terço conta que ficaria infeliz se um genro ou uma nora votassem em um candidato diferente do seu e um em cada sete diz que boicotaria uma marca com um garoto propaganda vinculado ao outro lado (o livro foi editado antes da polêmica dos chocolates Bis).
Autores do livro
Felipe Nunes é Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). É professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sócio-fundador da empresa de pesquisas Quaest.
Já Thomas Traumann é jornalista e mestre em ciência política pelo IESP/UERJ. Trabalhou por vinte anos nas redações do jornal Folha de S.Paulo e das revistas Veja e Época. Entre os anos de 2011 e 2014, foi porta-voz presidencial e ministro de Comunicação Social do governo da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.