TSE

TRE-PE é homenageado em quatro categorias do I Prêmio de Inovação do TSE

O TRE recebeu quatro prêmios, dois primeiros lugares e dois segundos, sendo, ao lado do TSE, o Tribunal que mais venceu categorias na premiação

Cadastrado por

JC

Publicado em 17/05/2024 às 18:20
I Prêmio de Inovação Eleitoral - Reprodução TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), participou da noite de premiação do I Prêmio de Inovação Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada nesta quinta-feira (17), em Brasília. O TRE recebeu quatro prêmios, dois primeiros lugares e dois segundos, sendo, ao lado do TSE, o Tribunal que mais venceu categorias na premiação.

O projeto Sistema de Combate à Desinformação (SCDE) ficou em primeiro lugar nas categorias de Comunicação e Combate à Desinformação e de Soluções de TI, Gestão e Proteção de Dados; e em segundo lugar na categoria Transparência e Fortalecimento da Imagem da Justiça Eleitoral.

O TRE-PE também levou o segundo lugar na categoria Soluções de TI, Gestão e Proteção de Dados com o projeto Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de inteligência artificial e robótica.

Conheça os projetos vencedores

Os dois projetos do TRE-PE foram desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), em parceria com o Centro de Informática (Cin) da UFPE, e um deles conta também com a parceria da Assessoria de Comunicação (Ascom) no desenvolvimento e gestão da ferramenta.

O Sistema de combate à desinformação é um robô de monitoramento de postagens, avaliação de conteúdos e respostas automatizadas na rede social X (antigo Twitter) utilizado durante as eleições de 2022. A ferramenta disponibiliza respostas adequadas para cada desinformação encontrada, de acordo com os critérios de busca definidos por palavras-chave, proporcionando maior eficácia no combate à disseminação de informações falsas.

O outro projeto, Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de IA e robótica, é uma ferramenta desenvolvida para a automação do Teste de Integridade do sistema eletrônico brasileiro de votação, com o uso de um computador, uma câmera e um braço robótico. O equipamento é capaz de substituir até seis pessoas com maior assertividade, pois não há o risco de fadiga das pessoas digitando durante todo o dia. Foram utilizados conhecimentos de inteligência artificial, visão computacional e robótica.

Representantes do TRE-PE na solenidade

O TRE-PE esteve presente na premiação através do diretor-geral do tribunal, Orson Lemos; do secretário da STIC, George Maciel; da chefe de seção de design e inteligência artificial, Mônica Farah; do coordenador de sistemas, Mlexener Romeiro, e do servidor Paulo da Fonte.

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS