O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) esteve, nesta segunda-feira (27), em Pernambuco, para eventos do PL de Pernambuco. Durante o dia, visitou a cidade de Gravatá, no Agreste. À noite, falou para correligionários e militantes em um hotel na Zona Sul do Recife.
O ato teve tom de apoio a Gilson Machado, pré-candidato à Prefeitura do Recife. Também estavam presentes Anderson Ferreira, presidente do partido no Estado, e os deputados Coronel Meira e André Ferreira.
Durante o encontro, em conversa com a imprensa, o filho 03 de Bolsonaro deixou claro que acredita na reversão da inelegibilidade ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Se a gente lembrar, dois anos antes da eleição presidencial de 2022, Lula estava preso e inelegível. Então, diante da insegurança jurídica que os tribunais superiores trouxeram ao Brasil, me permito a dizer que é totalmente factível uma reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro”, disse Eduardo Bolsonaro.
Diante dessa possibilidade (elegibilidade de Bolsonaro em 2026), o deputado descartou, nesse momento, que outro nome venha a encabeçar a chapa pelo partido, nem Michelle Bolsonaro, esposa do seu pai, nem Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo.
"Acredito que não é o momento de discutirmos. Ele é o nosso candidato em 2026, enquanto houver a possibilidade de reverter essa inelegibilidade", enfatizou Eduardo.
Durante a fala no hotel, Eduardo pediu que os potenciais candidatos a vereador e prefeito foquem no dia a dia e esqueçam um pouco as "pautas de opinião". "É preciso saber quanto custa o córrego que vai ser construído na sua rua", orientou.
Em outro momento, falou que a militância nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens tem mais liberdade de pressionar, enquanto que os candidatos eleitos precisam cumprir certa liturgia. "Quem está dentro do campo precisa ter cuidado para não tomar cartão vermelho".
CRÍTICAS AO STF
No meio da fala, ao comentar sobre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Bolsonaro chamou para o palco uma senhora que estava usando uma tornozeleira eletrônica.
O deputado aproveitou para criticar as decisões relacionadas ao 8 de janeiro de 2023, quando milhares de bolsonaristas invadiram prédios dos três poderes e realizaram depredação.
"A gente sabe que vai ser tortuoso. A gente sabe disso. Mas vocês vieram passear? Então, vamos ao trabalho", terminou o parlamentar.
CANDIDATURAS DO PL EM PERNAMBUCO
Antes de Eduardo Bolsonaro, Anderson Ferreira falou sobre as pretensões do PL nas Eleições 2024. "São pelo menos 23 candidaturas em Pernambuco este ano... Quando a direita tá unida, a esquerda treme", discursou.
Atualmente, o PL conta com 99 deputados federais. O projeto agora é aumentar a influência nos municípios, elegendo mais vereadores e prefeitos.