Com perda de protagonismo, PT apoiará João Campos e possível nome do PCdoB para vice no Recife

João Campos se reuniu com o presidente Lula, com a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira

Publicado em 18/07/2024 às 19:53 | Atualizado em 18/07/2024 às 20:20

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniu nesta quinta-feira (18), em Brasília, com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a deputada federal e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e com o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, para discutir sobre as eleições municipais. Com o PT mais distante da vaga de vice na chapa do socialista, a sinalização é de que o nome indicado pelo próprio João será o de Victor Marques - filiado recentemente ao PCdoB e ex-integrante do primeiro escalão de João na PCR. 

Após o encontro, ficou definida a aliança nacional entre os dois partidos em grandes colégios eleitorais do País, incluindo a cidade do Recife, mas sem garantia de protagonismo do Partido dos Trabalhadores. O nome que será o vice na chapa de João Campos sairá da Federação Brasil da Esperança (FÉ BRASIL) - que integram os partidos PT, PCdoB e PV, sendo confirmado somente na segunda-feira (22). 

O nome de Victor Marques (PCdoB) surge com mais força pela afinidade com João e por já fazer parte do seu escalão. Ex-chefe de gabinete do prefeito, Marques deixou a PCR na reta final das filiações passou a integrar o PCdoB. Nome de confiança de João, Victor Marques poderá, no futuro, assumir a gestão da cidade, já que, caso seja reeleito e confirmando seu desejo de disputar a eleição para governador do Estado, João Campos teria que renunciar ao cargo, deixando a capital pernambucana sob o comando do aliado.

De acordo com Gleisi Hoffmann, ainda haverá reuniões na capital pernambucana na segunda para que 'se bata o martelo'. "Estaremos na capital pernambucana para um encontro com os partidos que compõem a aliança, para anúncio do nome que ocupará a vice na chapa encabeçada pelo prefeito João Campos", disse a presidenta nacional do PT.

Em postagem em sua conta pessoal na rede social, Gleisi escreveu que a unidade alcançada (na aliança entre os partidos) "é um importante passo para a construção de um caminho que vai garantir ainda mais transformações que ajudam a melhorar a vida das pessoas do Recife e do Brasil".

Tags

Autor