Recife

Vai ter carreata de Bolsonaro no Recife sábado? Veja o que se sabe

Carreata prevista para o sábado é alvo da Justiça Eleitoral, que recomendou a não realização e definiu multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento

Cadastrado por

Pedro Beija

Publicado em 09/08/2024 às 15:18 | Atualizado em 09/08/2024 às 15:21
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato a Prefeitura do Recife Gilson Machado (PL) em carreata no centro do Recife - JAILTON JR./JC IMAGEM

Em meio a realização de agendas em Pernambuco desde a última quarta-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado, podem ter a agenda interrompida no Recife, que está prevista para este sábado, 10.

A decisão judicial divulgada no final da manhã desta sexta-feira, 9, pelo juiz eleitoral Marcone José Fraga do Nascimento, recomendou a Gilson Machado e ao Partido Liberal do Estado de Pernambuco que não realizassem a carreata, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

No entanto, a defesa de Gilson Machado, em contato com a reportagem do Jornal do Commercio, afirmou que o evento é de responsabilidade da equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro, acrescentando que Gilson não iria infringir nenhuma lei.

"Decidimos, em acordo com promotores no Ministério Público de Pernambuco, que Gilson Machado não vai infringir a lei. Ele vai participar do café da manhã, um evento privado, e seguirá em carro fechado até o Clube Português para o evento com Bolsonaro, que também é fechado. Fizemos esse acordo com o MP para peticionar nos autos", disse ao Jornal do Commercio o advogado Emílio Duarte, que representa Gilson e o Partido Liberal do Recife.

Antes da decisão ser publicada, o candidato se manifestou em um vídeo nas redes sociais, onde afirmou que estavam “tentando nos calar”.

"Se preparem. Tentaram nos calar, mas em Pernambuco existe Justiça e eu quero dizer a todos vocês: estaremos em Recife amanhã, na Padaria Boa Viagem. Vamos tomar um café da manhã na padaria e depois vamos ao Clube Português. Não vão nos deter", disse Gilson.

Herdeiro do candidato, Gilson Machado Filho, também se manifestou em um comentário nas redes sociais, afirmando que “estão tentando impedir a nossa liberdade a todo custo! Mas não vão conseguir nos calar”.

A decisão da Justiça Eleitoral surge como resultado do pedido de Representação por Propaganda Irregular Eleitoral, solicitado na última quinta-feira, 8, pelo Ministério Público Eleitoral, que pediu o impedimento da carreata de Gilson e Bolsonaro pelo Recife neste sábado.

O documento completo pode ser acessado aqui.

Liminar em Caruaru permitiu agenda

Situação semelhante aconteceu para os atos realizados em Caruaru na última quinta-feira, 8. No entanto, uma liminar do TRE derrubou uma decisão de uma juíza de primeira instância, autorizando a realização do evento, sob alegação de que não cabe vedação prévia, mas que há formas de sanção.

Leia Também

Onde é a concentração da carreata de Bolsonaro em Boa Viagem?

Até a publicação desta matéria, Gilson Machado não se manifestou sobre a decisão da Justiça Eleitoral. No entanto, em contato com a reportagem do Jornal do Commercio, a defesa do candidato informou que Gilson participará de um café da manhã fechado e segue em carro fechado até o Clube Português.

Mesmo com a decisão da Justiça Eleitoral e a posição da defesa de Gilson Machado, a carreata do candidato junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro permanece de acordo com a agenda divulgada previamente, com concentração às 10h30, na Avenida Boa Viagem, em frente a Padaria Boa Viagem.

Que horas começa a carreata no Recife?

A carreata com Gilson e o ex-presidente Jair Bolsonaro está prevista para iniciar às 10h30, após um café da manhã em Boa Viagem, seguindo para o Clube Português, onde está previsto um evento com o candidato, junto a Bolsonaro.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS