João Campos nega uso de creches para benefício eleitoral: 'convênios são regulamentados pelo MEC'

Em sabatina à Rádio Jornal, prefeito e candidato à reeleição disse processo passa por 10 etapas de regulamentação e que não há ingerência política

Publicado em 02/09/2024 às 11:52 | Atualizado em 02/09/2024 às 11:53

O prefeito João Campos (PSB) afirmou que as creches do Recife seguem um modelo regulamentado pelo Ministério da Saúde de convênio junto a instituições privadas. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (2), durante sabatina da Rádio Jornal, em resposta a uma cobrança feita pela opositora Dani Portela (PSOL).

Na última semana, Dani afirmou que João estaria usando as creches municipais para obter benefício eleitoral, por meio de repasses financeiros, ao colocar supostos cabos eleitorais na gestão desses equipamentos. A denúncia dela tem como base uma reportagem do Marco Zero Conteúdo.

Segundo o prefeito, esses convênios são regulamentados pelo MEC e seguem uma série de etapas e exigências até serem aprovados. Ele nega que haja uso eleitoral dos equipamentos.

"Existe um modelo regulamentado pelo MEC de creches conveniadas, diversas capitais no Brasil fazem uso dessa rede. São mais de 10 etapas técnicas que a entidade precisa fazer para poder ser habilitada. Qualquer tipo de não cumprimento de exigência, a prefeitura pode e deve e descredenciar. Temos hoje cinco processos de descredenciamento de creches que não se adequam ao modelo", afirmou João Campos.

"Não há ingerência política nisso. São 10 passos e existe uma comissão de habilitação e outra de fiscalização para cobrar com todo o rigor", disse ele.

Assista à sabatina de João Campos na Rádio Jornal

Tags

Autor