Eleições 2024: confira como saber se seu lugar de votação mudou
Segundo o TRE-PE, podem acontecer possíveis mudanças por conta de uma resolução do TSE, que visa reduzir custos operacionais durante as eleições
Durante as eleições municipais de 2024, em Pernambuco, serão instaladas 20.810 seções eleitorais. Isso significa que o estado vai ter 973 seções a menos que a última eleição.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), essas seções serão unificadas a outras com menos eleitores e, por isso, é possível que seu local de votação tenha sido alterado.
O TRE explica que, na maioria das vezes, a mudança acontece dentro do mesmo local de votação. Porém, também pode ocorrer mudança de endereço.
Para garantir que você não terá transtornos no dia do primeiro turno, em 6 de outubro, é essencial verificar seu local de votação com antecedência.
Saiba como verificar seu local de votação
A consulta pode ser feita de forma prática pelo aplicativo e-Título (IOS e Android) ou diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) - Clique aqui.
Caso já tenha o aplicativo e-Título instalado, você receberá uma notificação em caso de alteração do local de votação.
Além do aplicativo e do site, o TRE-PE oferece outros meios para a verificação, como:
- Assistente virtual, disponível na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE
- Serviço Disque Eleitor, através do número (81) 3094-9400.
Segundo o TRE, a motivação de possíveis mudanças no local de votação é por conta da Resolução TSE nº 23.669/2021, que visa otimizar os trabalhos eleitorais e reduzir custos operacionais.
Seções temporárias
Ainda segundo o tribunal, entre as 20.810 seções eleitorais em Pernambuco, duas serão seções temporárias, destinadas a presos provisórios e adolescentes em unidades de internação.
Essas seções estarão localizadas em Petrolina (83ª Zona Eleitoral) e no Cabo de Santo Agostinho (121ª Zona Eleitoral).
ELEIÇÕES: quando será a próxima eleição para prefeito?