Erika Hilton participa de ato no Recife e critica falta de representatividade feminina e negra na Câmara Municipal

Deputada federal de São Paulo esteve na Praça da Várzea, na Zona Oeste do Recife, para participar de ato de campanha de vereadora do PSOL na capital

Publicado em 03/09/2024 às 23:11 | Atualizado em 03/09/2024 às 23:17

A deputada federal Erika Hilton (PSOL), líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara e uma das lideranças mais ativas da esquerda no Congresso Nacional, cumpriu uma série de agendas no Recife nesta terça-feira (3) ao lado de candidatas do partido aos cargos de prefeita e vereadora.

A principal atividade da parlamentar na cidade foi uma ato realizado na Praça da Várzea, na Zona Oeste da capital, voltado para mulheres. O evento fez parte da campanha de uma candidata a vereadora e deixou a praça lotada de militantes.

No palco, Erika criticou o fato de a Câmara Municipal do Recife ter somente uma mulher negra em sua composição na legislatura atual.

"É sobre mobilizar uma nação em prol da reconstrução daquilo que para nós é essencial, a democracia, a cidadania, os direitos humanos, a equidade e a perspectiva de futuro. E não haverá democracia enquanto o Brasil seguir sendo o primeiro país do mundo que mais mata pessoas LGBTQIA+, enquanto a cada 23 minutos um jovem negro for assassinado no país, enquanto a Câmara dos Vereadores dos municípios não tiverem equidade. Aqui no Recife, eu soube que só temos uma mulher negra [na Câmara], em um país majoritariamente construído pela história, pelo sangue e pela dor de mulheres negras. Nós ocuparemos todos os espaços.

A candidata à prefeitura do Recife Dani Portela (PSOL), que participou da sabatina na Rádio Jornal nesta terça-feira (3), também estava presente no ato, assim como a ex-codeputada Robeyoncé Lima.

Divulgação
Erika Hilton e a candidata a prefeita de Caruaru, Michelle Santos - Divulgação

Mais cedo, Erika Hilton teve um encontro com a candidata à prefeita de Caruaru, Michelle Santos (PSOL), que esteve no Recife para prestigiar a parlamentar. "É uma honra ter o apoio de uma liderança nacional tão importante, potente e necessária para a nossa luta", disse Michelle.

Erika afirmou que a candidata poderá transformar a política caruaruense. "Nós precisamos ocupar todo esse país. Precisamos ocupar Recife e Caruaru, levando inovação, transformação, novidade", disse a parlamentar paulista.

Ainda no Recife, Erika Hilton também concedeu uma entrevista ao podcast "Afoitas".

"Eu nunca achei que chegaria à política institucional. Eu achava que minha luta e meu ativismo eram dos movimentos sociais, das bases. Sempre achei a política um lugar careta, escroto e chato e sigo achando isso, mas tive maturidade", contou a deputada na conversa.

Tags

Autor