Eleições em Petrópolis 2024: saiba o resultado do segundo turno para prefeito
Com um total de 245.177 eleitores registrados e percentual de participação de 71,01% no primeiro turno, a cidade caminhou para uma disputa no segundo

Os eleitores de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foram às urnas neste domingo (27) e elegeram Hingo Hammes como prefeito, com 74,74% (108.306 votos). Yuri Moura (PSOL), o seu concorrente, teve 25,26% (36611 votos).
Com um total de 245.177 eleitores registrados e percentual de participação de 71,01% no primeiro turno, a cidade caminhou para uma disputa no segundo turno por menos de 1% dos votos.
No primeiro turno, o candidato do Progressistas recebeu 78.734 votos (49,96%). Já Yuri ficou com 28.001 votos (17,77%).
Apesar da grande diferença nas porcentagens de votos entre os candidatos, a vitória de Hingo Hammes não foi confirmada no primeiro turno porque, de acordo com a legislação eleitoral, cidades com mais de 200 mil eleitores devem obrigatoriamente ter segundo turno caso nenhum dos candidatos alcance 50% mais um 1 voto.
Quem ganhou em Petrópolis-RJ? Acompanhe o resultado:
Os números oficiais serão atualizados quando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgar o resultado final.
Candidatos
Hingo Hammes:
Hingo Hammes já foi vereador de Petrópolis por duas oportunidades, presidente da Câmara e prefeito interino do munícipio durante um ano. Agora, tenta se eleger para o cargo de prefeito pela primeira vez.
O candidato do Progressistas quase venceu a eleição no primeiro turno, quando acumulou 49,96% dos votos válidos. Para vencer, o candidato precisava de 50% mais um voto, o que não aconteceu.
Yuri Moura:
Professor e gestor público, o candidato do PSOL, Yuri Moura, foi o vereador mais votado de 2020 em Petrópolis. O político também ganhou para deputado estadual em 2023, e foi 1º Secretário da Câmara Municipal de Petrópolis.
Agora, é a grande aposta do partido para a prefeitura da cidade nas eleições municipais de 2024. No primeiro turno das eleições, o candidato teve 17,77% dos votos.
Qual é o salário de um prefeito?
O salário de um prefeito é determinado pela legislação de cada município, o que significa que a cidade tem a liberdade de decidir esse valor. No entanto, há um limite estabelecido: o prefeito não pode receber mais do que R$ 39 mil.
Esse teto salarial corresponde ao valor máximo pago no serviço público, equivalente ao salário dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Se você deseja consultar o salário do prefeito de sua cidade, basta acessar o portal da transparência do seu município.