Estilo clássico em alta na decoração

Anneliese Pires
Publicado em 01/11/2015 às 10:18
MESA Foto:


De origem grega e romana,  o estilo clássico continua como forte aposta das indústrias de móveis e objetos de decoração. Hoje em dia, apesar do caráter tradicional, o gênero aparece acompanhado de elementos contemporâneos.

Suas principais características são abundância de elementos, simetria do ambiente e utilização de móveis antigos. Na decoração, quadros com molduras imponentes, candelabros, porcelanas, objetos de prata, tapeçarias, lustres e peças que tragam um toque de luxo e classe. No mobiliário, poltronas, sofás, cadeiras e mesas trabalhadas, bibliotecas e madeiras nobres. Ambientes amplos com objetos requintados, paredes cobertas por quadros ou papéis de parede.

Para quem quer apostar nesses elementos, o marchand Carlos Ranulpho está com cerca de 300 peças do estilo à disposição na sua Galeria Ranulpho, no Bairro do Recife, que integram a exposição “Universo Particular”, com pinturas, antiguidades e objetos de acervo de Maria Dulce Albuquerque. Entre os itens, taças em cristais Baccarat, Saint Louis e Fratelli Vita são uma boa pedida para quem aprecia bebidas, assim como o carrinho de chá em latão prateado.

As pratarias também aliam sofisticação e funcionalidade, além de serem verdadeiras raridades, como a refresqueira francesa em metal prateado da Christofle e o par de girandoles de metal prateado, reversível para castiçal, da Toledo, além de peças em prata P. Corôa, Águia e Cabeça de Minerva. O lampadário em metal prateado cinzelado foi comprado em um antiquário na Hungria. Para quem gosta de porcelana, há vasos da Meissen, Limoges e JP. A exposição vai até o dia 29 de outubro.

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory