Com ou sem polêmica, Galo da Madrugada está erguido no Recife

Gustavo Belarmino
Publicado em 24/02/2017 às 7:37
Demorou, mas o galão está de pé na ponte Duarte Coelho. Fotos: Gustavo Belarmino/NE10


Figura tradicional no Carnaval de Pernambuco, a escultura gigante do Galo da Madrugada ficou de pé na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife, por volta das 6h desta sexta-feira (24) e de lá ele não deve arredar o pé até a terça-feira Gorda.

LEIA MAIS:

»Roteiro: Saiba onde comer durante a folia

» Ivete Sangalo revela que retomou o plano de engravidar: “A zika atrasou”

Nessa quinta-feira, vários recifenses já se aglomeravam na Ponte para tirar fotos com o Galo que ainda estava desmontado. Entretanto, a opinião ficou bastante dividida sobre a aparência do tradicional símbolo do Carnaval pernambucano. Muitos criticaram a falta de adereços, outros disseram não gostar do Galo grafitado. Mas há quem aprove a nova roupagem .

Passistas de frevo, presenças certas nos dias de Momo nas proximidades do Galo

Fantasiados também já chegam para se juntar à alegoria

Após sete anos sob a responsabilidade do artista plástico Sávio Araújo,a ornamentação da estrutura gigante passou às mãos do jornalista e grafiteiro Flávio Barra. A opção pelo grafite é para manter a sintonia com a ornamentação da cidade, também feita com base em grafites.

O Galo está erguido, mas ainda passa por ajustes para ficar completamente pronto

A escolha, a propósito, causou polêmica entre outros grafiteiros. Na terça-feira (21), o Galo chegou a ser alvo de vândalos, que tentaram atear fogo na alegoria. Sem sucesso, o grupo jogou tinta na estrutura.

Os dedinhos do Galo ainda estão lá, para serem pregados à escultura

Já que a comparação é inevitável... Aí estão os galos de 2016 e 2017

Com o início da montagem, o Centro do Recife virou área de difícil circulação, principalmente para os automóveis, por causa do Carnaval 2017. Com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da alegoria gigante, 141 linhas de ônibus, entre convencionais, bacuraus e BRTs, estão com o itinerário alterado. Ruas antes utilizadas apenas pelos carros, agora estão com o tráfego dividido com o transporte coletivo.

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory