Não é de hoje, o 'bora ali tomar um cafezinho' ganhou um novo status e o Recife não está longe de acompanhar essa tendência. A terceira onda do café - aquela que destaca os grãos exclusivos, os micro lotes, o terroir e a experiência sensorial do cliente que vai da extração à xícara - trouxe um público mais exigente às cafeterias.
Não basta servir um espresso. É preciso agora ter um pouco mais de repertório para sugerir um acompanhamento e até uma harmonização, dando mais singularidade ao serviço. É nesse momento que o barista ganha um papel mais que relevante na arte de difundir o processo de extração de um bom café, que começa muito antes do grão sair do cultivo. A evolução disso, mais que natural, está na educação. Barista de baristas, Lidiane Santos, conhecida por ter sido das primeiras a manter um calendário de cursos na cidade, está à frente de um novo projeto - o primeiro café-bar-escola do Recife.
Com sobrenome de centro de ensino e especialização do universo do café, cerveja, cachaça, mixologia e gastronomia, Lidiane é um dos nomes por trás do Espaço BKB - Babylon Kaffe Bar, uma parceria justamente entre o café dela, o Kaffe Torrefação e a cervejaria artesanal pernambucana. A casa vai funcionar na Zona Sul do Recife, na rua Capitão Rebelinho, a partir deste mês. A ideia é oferecer um lugar para aprender, ensinar e experimentar. Terá área de coffee bar (operacionalizada pelos alunos preparados pelo centro de ensino) e os novos baristas vão colocar em prática ali os seus ensinamentos. E serão os próprios clientes os avaliadores... Tem professor mais exigente?
A cada nova turma, toda uma transformação do cardápio de pratos e drinks, com novas criações de alunos e mestres. Na lista de professores, nomes de peso como o chef César Santos. Entre os professores, a barista Lidiane Santos, o mestre de torra Eudes Santana, nas cachaças Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, e Margareth Rezende, presidente da Associação Pernambucana de Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar). Felipe Magalhães e Edson Freitas, beer sommeliers, ensinam as possibilidades das cervejas artesanais. Mixologia é com Júnior WM e vinhos e espumantes com as sommelieres Mariana Dubeaux e Lorrayne Ricobene. Na gastronomia, o professor e consultor gastronômico Robson Lustosa.
Entre os cursos e oficinas que serão oferecidos no café-bar já no mês de inauguração, história e tradição da cachaça, técnicas de produção e harmonização; o básico do vinho e sua armazenagem; práticas de boa harmonização com cervejas e produção de cerveja caseira; histórias, conceitos, aplicações e tendências do cocktail; barista para coffe lovers, barista profissional e degustação e harmonização do café. Promete!
CURSOS OFERECIDOS
* Mixologia
- O que é um Cocktail: Histórias, Conceitos, Aplicações e Tendências - (por Júnior WM)
- Gin: De Remédio a Febre Mundial - (por Júnior WM)
____________________________________________________________
* Cachaça
- História e tradição da cachaça - (por Gilberto Freyre Neto)
- Técnicas de Produção da Cachaça – (por João Scavuzzi - professor convidado)
- Serviço e Harmonização da Cachaça – (por por João Scavuzzi - professor convidado)
____________________________________________________________
* Vinhos e Espumantes
- O Básico do Vinho: Uvas, Estilos e Processos de Produção - (por Lorrayne Riccobene)
- Vinho: Armazenagem, Serviço e Responsabilidade Social - (por Lorrayne Riccobene)
____________________________________________________________
* Cerveja
- Introdução à Cerveja e seu Serviço (por Raphael Vasconcelos - professor convidado)
- Práticas de uma Boa Harmonização com Cervejas (por Edson Freitas)
- Produção de Cerveja Caseira - mini curso 8h duração (por Filipe Magalhães)
____________________________________________________________
* Café
- Barista para Coffe Lovers (por Lidiane Santos)
- Barista Profissional (por Lidiane Santos)
- Degustação e Harmonização - Tema São João (por Lidiane Santos)