ÍCONE

Há 11 anos, morria a cantora Lacraia, ícone do funk carioca do hit 'Vai, Lacraia'

Lacraia, ao lado de MC Serginho, ajudou a popularizar o funk carioca nos anos 2000

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 11/05/2022 às 10:45 | Atualizado em 11/05/2022 às 10:51
A cantora Lacraia morreu de tuberculose (Foto: Reprodução/Internet)
A cantora Lacraia morreu de tuberculose (Foto: Reprodução/Internet)
Leitura:

Com certeza você se lembra de um dos funks mais icônicos dos anos 2000: Vai, LacraiaA música, que traz a icônica dançarina Lacraia, é uma das diversas homenagens à figura que ganhou palcos e espaço na música. Porém, o sucesso de Lacraia deu lugar à perda repentina da artista, que marcou o imaginário de uma geração. 

Foi em maio de 2011 que Lacraia faleceu, aos 33 nos, de tuberculose. Na época, a travesti já fazia sucesso ao lado do MC Serginho e havia se apresentado em diversos canais de TV.

 

Além de cantora e dançarina, Lacraia também foi camareira de sauna gay, maquiadora, cabeleireira e drag queen. Em 2021, MC Serginho, sua dupla fiel, falou sobre as saudades que sente da amiga.

"São duas datas. Em 8 de maio, minha filha faz aniversário. E, no dia 10, foi o dia em que a Lacraia morreu. É difícil não lembrar. Recebo mensagem de todo mundo, mandando muito carinho. Minha oração é para ela se manter iluminada, onde estiver a cada dia. Passei 12 anos da minha vida com a Lacraia, convivendo diariamente. A gente sabe que [a morte] é uma coisa certa. Mas é difícil de aceitar", declarou Serginho ao jornal Extra.

A dupla fez sucesso e foi uma das responsáveis por popularizar o funk carioca no Brasil. Entre os hits, estão "Vai Lacraia" e "Eguinha Pocotó".

 Ouça 

 

Importância

Lacraia tinha como nome de batismo Marco Aurélio da Silva Rosa. Felizmente, ela recebeu muito apoio da mãe, Dona Maria Alice, na vida profissional e pessoal. Tanto a cantora quanto Serginho são do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Para o Extra, Serginho destacou a luta de Lacraia contra o preconceito. Afinal, os anos 2000 eram bem mais hostis, ou melhor, preconceituosos com a população LGBTQIA+. 

A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na televisão, nas novelas… Foi um grito de liberdade<br><br>
MC Serginho, ex-dupla de Lacraia
 

Serginho publica homenagem

Citação

A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na t

MC Serginho, ex-dupla de Lacraia

Últimas notícias