
Com certeza você se lembra de um dos funks mais icônicos dos anos 2000: Vai, Lacraia. A música, que traz a icônica dançarina Lacraia, é uma das diversas homenagens à figura que ganhou palcos e espaço na música. Porém, o sucesso de Lacraia deu lugar à perda repentina da artista, que marcou o imaginário de uma geração.
Foi em maio de 2011 que Lacraia faleceu, aos 33 nos, de tuberculose. Na época, a travesti já fazia sucesso ao lado do MC Serginho e havia se apresentado em diversos canais de TV.
Além de cantora e dançarina, Lacraia também foi camareira de sauna gay, maquiadora, cabeleireira e drag queen. Em 2021, MC Serginho, sua dupla fiel, falou sobre as saudades que sente da amiga.
"São duas datas. Em 8 de maio, minha filha faz aniversário. E, no dia 10, foi o dia em que a Lacraia morreu. É difícil não lembrar. Recebo mensagem de todo mundo, mandando muito carinho. Minha oração é para ela se manter iluminada, onde estiver a cada dia. Passei 12 anos da minha vida com a Lacraia, convivendo diariamente. A gente sabe que [a morte] é uma coisa certa. Mas é difícil de aceitar", declarou Serginho ao jornal Extra.
A dupla fez sucesso e foi uma das responsáveis por popularizar o funk carioca no Brasil. Entre os hits, estão "Vai Lacraia" e "Eguinha Pocotó".
Ouça
Importância
Lacraia tinha como nome de batismo Marco Aurélio da Silva Rosa. Felizmente, ela recebeu muito apoio da mãe, Dona Maria Alice, na vida profissional e pessoal. Tanto a cantora quanto Serginho são do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
Para o Extra, Serginho destacou a luta de Lacraia contra o preconceito. Afinal, os anos 2000 eram bem mais hostis, ou melhor, preconceituosos com a população LGBTQIA+.
A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na televisão, nas novelas… Foi um grito de liberdade<br><br>MC Serginho, ex-dupla de Lacraia
Serginho publica homenagem
Ver essa foto no Instagram
Citação
A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na t
MC Serginho, ex-dupla de Lacraia