Maiores músicos brasileiros

Veja quem são os maiores artistas da música brasileira de todos os tempos

A revista Rolling Stone elegeu os maiores nomes da música brasileira com base na opinião de jornalistas especializados

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 16/12/2022 às 11:03 | Atualizado em 06/01/2024 às 8:41
Notícia
X

A lista dos maiores artistas da música brasileira contém intérpretes, compositores, letrista, músicos e arranjadores de todo o país.

O talento e genialidade dos nomes presentes na lista marcaram gerações e certamente serão lembrados para sempre.

Os nomes foram divulgados numa lista com cem artistas do ramo da música nacional da revista Rolling Stone, no ano de 2008, mas que continua atual, tendo em vista o tamanho do impacto cultural desses artistas.

Como a Rolling Stone elegeu os maiores músicos brasileiros

A revista Rolling Stone convidou 70 jornalistas especializados para indicarem os 25 maiores artistas da cena musical do Brasil.

Para fazer essa eleição, os jornalistas precisaram colocar os cinco primeiros nomes em ordem decrescente.

Os cariocas formam uma maioria na lista com 16 nomes. O Estado da Bahia vem em seguida, com quatro representantes e São Paulo, com três.

Veja quem são os maiores artistas brasileiros no mundo da música

1. Tom Jobim

Arquivo Nacional
Tom Jobim é o maior artista da música brasileira, de acordo com a revista Rolling Stone - Arquivo Nacional

Tom Jobim foi eleito o maior cantor do brasil. Nascido em 1927, ele foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. Considerado o mais importante artista musical do Brasil, ele faleceu aos 67 anos, na cidade de Nova York.

Tom Jobim viveu com intensidade a cena da boemia carioca, e foi um dos precursores da Bossa Nova, importante movimento que começou no final da década de 1950 e, mais tarde, deu origem à Música Popular Brasileira.

Ele é o responsável pelo sucesso “Garota de Ipanema”, de 1963. Canção que nasceu de uma parceria com Vinicius de Moraes. Esta é a música brasileira mais tocada no exterior.

2. João Gilberto

Adenor Gondin / Governo da Bahia / Divulgação
João Gilberto é o segundo maior artista da música brasileira - Adenor Gondin / Governo da Bahia / Divulgação

O baiano João Gilberto Pereira de Oliveira, nasceu em 10 de junho de 1931 e durante os 88 anos que viveu, conheceu grandes nomes da música brasileira como João Donato e Tom Jobim.

Em 1958, gravou “Chega de Saudade” e “Outra Vez” com a cantora Elizete Cardoso. As duas faixas são consideradas as primeiras gravações da Bossa Nova e marcou uma virada de chave na vida do cantor.

Além de cantor e compositor, João Gilberto também foi um grande violonista. A revista Rolling Stone Brasil, elegeu o artista com um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão.

3. Chico Buarque

Reprodução / Instagram
Chico Buarque ocupa o terceiro lugar na lista de maiores cantores do Brasil - Reprodução / Instagram

Chico Buarque tem 78 anos de idade, mas foi aos 22 que ele ganhou notoriedade, ao vencer o Festival da Música Popular Brasileira, com a canção “A Banda”.

O músico, dramaturgo, escritor e ator possui mais 80 álbuns gravados, dos quais, dois deles estão presentes na lista de 100 maiores álbuns da música brasileira, também organizada pela “Rolling Stone”.

>> Relembre CASAIS FAMOSOS que você provavelmente NÃO LEMBRA que existiram

Ele se exilou na Itália em 1969, devido à repressão do regime militar do Brasil. No ano seguinte Chico Buarque retornou como um dos artistas mais ativos na crítica à política da época.

Ele nasceu no Rio de Janeiro e é neto de Cristóvão Buarque de Hollanda, importante farmacêutico e professor pernambucano, que ele cita em sua canção "Paratodos".

4. Caetano Veloso

Reprodução / Instagram
Caetano Veloso é um dos maiores artistas da música brasileira - Reprodução / Instagram

Nascido em Santo Amaro, na Bahia, em de agosto de 1942, Caetano Veloso tem uma obra marcada pelo valor intelectual e poético.

Caetano dividiu palcos com João Gilberto, artista que ele considera seu mestre no mundo da música, e hoje é referência da Bossa Nova e MPB.

Em 1965, ele gravou seus dois primeiros singles, “Cavaleiro” e “Samba da Paz”. No mesmo ano, Caetano acompanhou sua irmã, Maria Bethânia, no espetáculo “Opinião”.

Participou de importantes festivais de música e se tornou um dos líderes do movimento Tropicália, que mudou o cenário musical brasileiro no final da década de 1960.

Foi preso pelo regime militar, em 1969, e exilou-se em Londres. Entre suas canções mais famosas estão: “Alegria, Alegria” (1968), “O Quereres” (1984) e “Sozinho” (1998).

5. Jorge Ben Jor

Reprodução / Instagram
Jorge Ben Jor é um dos cinco maiores artistas da música brasileira - Reprodução / Instagram

Jorge Ben Jor é o quinto maior cantor do Brasil. O artista também é compositor, pandeirista, guitarrista, violonista e percussionista. O carioca de 83 anos começou sua carreira tocando em bares e boates durante a juventude.

Desde cedo passeia por vários ritmos musicais como o rock'n roll, samba, samba rock, jazz, bossa nova, funk, maracatu, ska e hip hop.

Hoje, ele é conhecido por suas letras bem-humoradas, mas Jorge Ben Jor já quis ser jogador de futebol, chegando até a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo.

Em 1969, ele lançou a sua canção mais famosa e que atravessa gerações até hoje: “País Tropical”.

6. Roberto Carlos

Roberto Carlos é o dos artistas mais importantes do Brasil
Reprodução / Instagram - Roberto Carlos é o dos artistas mais importantes do Brasil

O "Rei" Roberto Carlos deu início a sua carreira no início da década de 1960 e se tornou um dos pioneiros do movimento do rock no Brasil.

Roberto foi o ídolo da sua geração, e na década seguinte começou a cantar no gênero romântico e desde então não parou mais.

O artista lançou, entre 1961 e 1998, um disco inédito por ano.

Atualmente tem um encontro anual marcado com os telespectadores brasileiros no espetáculo “Roberto Carlos Especial”, que é apresentado na Rede Globo, na semana do Natal.

“O Calhambeque” (1964), “Como É Grande o Meu Amor Por Você” (1967), “Jesus Cristo” (1970) e “Esse Cara Sou Eu” (2012) são alguns dos maiores sucessos de Roberto Carlos.

7. Noel Rosa

Reprodução / Wikipedia
O sambista Noel Rosa está entre os cem maiores artistas brasileiros na música - Reprodução / Wikipedia

Noel de Medeiros Rosa foi um cantor, compositor, violonista e bandolinista, nascido no Rio de Janeiro, em dezembro de 1910. Apesar de sua morte precoce, aos 26 anos, ele deixou canções clássicas para o cenário cultural no Brasil.

Noel Rosa foi de extrema importância para a legitimação do samba no Brasil. Conhecido como “poeta da vila”, ele transitou entre o samba “do morro” e no “asfalto”, ou seja, entre a classe média e a periferia.

Dentre suas principais composições, destacam-se “Com que Roupa?” (1930), “Feitiço da Vila” (1934) e “Conversa de Botequim” (1935).

8. Cartola

Reprodução / Wikipedia
Cartola também está entre os cem maiores artistas brasileiros na música - Reprodução / Wikipedia

Cartola é mais um cantor, compositor, poeta e violonista carioca a compor a lista de maiores artistas da música brasileira. Nascido em 11 de outubro de 1908, Cartola viveu até os 72 anos.

O músico foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira. No início da carreira ele escrevia músicas para a escola de samba.

>> Célina Dion revela que tem doença sem cura; confira detalhes

Essas músicas se popularizaram nas vozes de artistas como Carmen Miranda e Araci de Almeida. Somente aos 66 anos ele gravou o seu primeiro dos seus quatro álbuns-solo.

Cartola faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer.

9. Tim Maia

Reprodução / Wikipedia
Tim Maia também garantiu lugar na lista dos cem maiores artistas na música no Brasil - Reprodução / Wikipedia

Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia nasceu em setembro de 1942 e veio a óbito em março de 1998. Na infância, o cantor e instrumentista conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. 

No ano de 1959, o carioca se mudou para os Estados Unidos, onde teve contato com o soul e o funk, que mais tarde trouxe para o país e incorporou à Música Popular Brasileira.

Tim Mais gravou 30 álbuns. Dentre suas músicas mais famosas, destacam-se “Azul da Cor do Mar”, “Primavera” e “Eu Amo Você”, todas de 1970.

10. Gilberto Gil

Reprodução / Instagram
Gilberto Gil é o décimo colocado na lista dos cem maiores artistas na música no Brasil - Reprodução / Instagram

O ícone da música brasileira, nasceu em 1942 e começou sua carreira na música em 1959. Hoje, com 80 anos, Gilberto Gil é um cantor, compositor, produtor musical, instrumentista, político e escritor consagrado.

Vencedor do Grammy Awards e do Grammy Latino, o músico foi nomeado "Artista pela Paz", em 1999. E além disso, foi eleito para a cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras, em 2021.

Mas seu currículo não para por aí. Gil também já foi embaixador da ONU e Ministro da Cultura em partes do governo Lula.

Entre suas canções mais famosas, estão: “Toda Baiana Tem” (1979), “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” (1977), “Andar Com Fé” (1982) e “Vamos Fugir” (1984).

>> Ronaldo Fenômeno sai em defesa de Gilberto Gil após ataque de bolsonaristas no Catar

11. Dorival Caymmi

Reprodução / Wikipedia
Dorival Caymmi é um dos maiores nomes na indústria musical brasileira - Reprodução / Wikipedia

O décimo primeiro colocado nesta lista é o cantor, compositor e instrumentista baiano Dorival Caymmi. Ele nasceu em Salvador, em abril de 1914 e faleceu em agosto de 2008.

Conhecido tanto por ter sido influenciado pela cultura e a tradição da Bahia, ele costumava compor seus versos para músicas de samba, MPB e Bossa Nova.

>> ERASMO CARLOS: confira o ranking das músicas do cantor mais regravadas

Até hoje, Dorival Caymmi exerce forte influência sobre a música negra.

O músico teve três filhos: Nana, Dori e Danilo, que também são cantores, além das netas Juliana e Alice, que seguiram o mesmo caminho.

12. Pixinguinha

Reprodução / Instagram
Pixinguinha é um dos nomes mais importes na música brasileira - Reprodução / Instagram

Pixinguinha é o nome artístico de Alfredo da Rocha Vianna Filho, maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador carioca que viveu até os 75 anos de idade.

Um dos maiores compositores que o Brasil já teve, Pixinguinha é o responsável pela popularização do ritmo “choro” ou “chorinho”, que surgiu no Rio de Janeiro.

Pixinguinha estudou no Instituto Nacional de Música, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No ano 2000 foi criado o Dia Nacional do Choro, que se comemora no dia 23 de abril, em homenagem ao que se acreditava ser a data de nascimento de Pixinguinha.

13. Luiz Gonzaga

Prefeitura de Belo Horizonte / Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga é um dos 100 músicos mais importantes do Brasil - Prefeitura de Belo Horizonte / Luiz Gonzaga

O pernambucano Luiz Gonzaga nasceu no município de Exu, em dezembro de 1912. Conhecido como Rei do Baião, ele marcou a história do país e se consagrou como um dos maiores músicos do Brasil.

Aprendeu a tocar acordeão ainda criança. Se apresentou em bailes durante a infância e em bares e cafés quando adulto.

Em 1941 conseguiu seu primeiro contrato com uma gravadora após cantar sua canção “Vira e Mexe” na TV.

Luiz Gonzaga fez de sua marca registrada, as roupas de vaqueiro que usava sempre. O cantor nunca deixou de referenciar o sertão de onde veio.

“Asa Branca” (1947), “O Xote das Meninas” (1953) e “Vem Morena” (1949) são alguns dos incontáveis sucessos de Luiz Gonzaga.

14. Elis Regina

Jeso Carneiro / Flickr
Elis Regina é uma das maiores cantoras do Brasil - Jeso Carneiro / Flickr

Elis Regina é conhecida internacionalmente pela sua potência vocal e presença de palco. A cantora nasceu em 1945, em Porto Alegre e morreu aos 45 anos, em São Paulo.

A cantora popularizou diversas músicas de outros cantores e passou pelos gêneros MPB, bossa nova, samba, jazz e rock. Foi o primeiro grande nome a surgir nos festivais de música da década de 1960.

Ela se destacou pela dramaticidade que colocava nas interpretações, além do carisma que possuía.

No começo, suas influências eram os cantores de rádio. Ao longo de sua carreira, cantou com grandes nomes como Tom Jobim, Jair Rodrigues e Rita Lee.

Elis foi uma grande crítica da ditadura e usava suas canções para expressar o sentimento da época.

15. Rita Lee

Reprodução / Wikipedia
Rita Lee é a décima quinta colocada na lista dos cem maiores artistas da música no Brasil - Reprodução / Wikipedia

A “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee, é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora e ativista, que fez do seu cabelo vermelho e seu humor debochado, sua marca registrada.

Com mais de 55 milhões de discos vendidos, Rita Lee flertou com os gêneros MPB, Tropicália, Psicodélico, Bossa Nova e Disco.

Fez parte dos grupos “Os Mutantes” e “Tutti Frutti” durante as décadas de 60 e 70. Durante a carreira solo, ficou famosa pelas letras críticas, ácidas e bem-humoradas.

Até hoje se destaca pela defesa da independência feminina e outros assuntos progressistas que defende.

Rita Lee nasceu em 31 de dezembro de 1947, mas alterou simbolicamente sua data de aniversário para o dia 22 de maio porque não queria mais dividir seu dia especial com as festividades de fim do ano.

“Ovelha Negra” (1975), “Lança Perfume” (1980), “Flagra” (1982), “Erva Venensa” (2000), “Amor e Sexo” (2003), são apenas alguns dos vários sucessos de Rita Lee.

Banda RBD anuncia retorno aos palcos em 2023

Descubra quem são os outros 85 maiores artistas da música brasileira

  • Chico Science (Nação Zumbi)
  • Paulinho da Viola
  • Vinicius de Moraes
  • Raul Seixas
  • Milton Nascimento
  • Arnaldo Baptista
  • Maria Bethânia
  • Heitor Villa-Lobos
  • Rogério Duprat
  • Renato Russo
  • Baden Powell
  • Gal Costa
  • Mano Brown
  • Ary Barroso
  • Hermeto Pascoal
  • Ney Matogrosso
  • Tom Zé
  • João Donato
  • Cazuza
  • Carmen Miranda
  • Moacir Santos
  • Erasmo Carlos
  • Wilson Simonal
  • Nelson Cavaquinho
  • Cássia Eller
  • Zé Ramalho
  • Itamar Assumpção
  • Marisa Monte
  • Nara Leão
  • Luiz Melodia
  • Lulu Santos
  • Max Cavalera
  • Adoniran Barbosa
  • Jackson do Pandeiro
  • Marcos Valle
  • Clara Nunes
  • Sérgio Mendes
  • Mário Reis
  • Braguinha (Bando de Tangarás)
  • Elizeth Cardoso
  • Edu Lobo
  • Moreira
  • Alceu Valença
  • Martinho da Vila
  • Nelson Gonçalves
  • Maysa
  • Naná Vasconcelos
  • João Bosco
  • Lobão
  • Jacob do Bandolim
  • Eumir Deodato
  • Orlando Silva
  • Lupicínio Rodrigues
  • Otília Amorim
  • Egberto Gismonti
  • Lô Borges
  • Marcelo Camelo
  • Marcelo D2
  • Odair José
  • Lanny Gordin
  • Johnny Alf
  • Dolores Duran
  • Jards Macalé
  • Arrigo Barnabé
  • Djavan
  • Lenine
  • Zeca Pagodinho
  • Herbert Viann
  • Rodrigo Amarante
  • Fred Zero Quatro
  • Lamartine Babo
  • Radamés Gnattali
  • Francisco Alves
  • Ismael Silva
  • Jamelão
  • Aracy de Almeida
  • Julio Barroso
  • Guilherme Arantes
  • Marina Lima
  • Arnaldo Antunes
  • Daniela Mercury
  • Nando Reis
  • Edgard Scandurra
  • Liminha
  • Belchior

Tags

Autor