O Kikito de Melhor Filme foi para "Carro Rei", da diretora pernambucana Renata Pinheiro. O longa venceu a categoria nacional do Festival de Cinema de Gramado, que divulgou a lista dos agraciados na noite deste sábado (21).
DJ Dolores, sergipano radicado no Recife, ganhou o Kikito de Melhor Trilha, pelo seu trabalho em "Carro Rei". O filme ainda rendeu premiações para Karen Araújo (Direção de Arte) e Guile Martins (Desenho de Som). O Prêmio Especial do Júri foi para Matheus Nachtergaele, que está no elenco de "Carro Rei".
"Carro Rei"
Gravado e ambientado em Caruaru, no Agreste pernambucano, o filme mistura fantasia e realismo para contar a história de Uno (vivido por Luciano Pedro Jr.), que tem esse nome em referência ao carro em que ele nasceu, a caminho da maternidade.
O automóvel é considerado pelo protagonista como um melhor amigo, e quando uma nova lei proíbe a circulação de carros antigos, Uno busca uma solução com seu tio, o mecânico com ideias mirabolantes Zé Macaco (Matheus Nachtergaele). Juntos, transformam o antigo automóvel no Carro Rei, que interage com humanos, se comunicando e demonstrando sentimentos.
Renata Pinheiro disse, durante a divulgação do filme no Festival de Roterdã, em dezembro, que "Carro Rei" pretende discutir o apego “exagerado” dos brasileiros aos automóveis. Ela também assina o roteiro, junto com Sergio Oliveira e Leo Pyrata.
“Os carros particulares ocupam as ruas, as mentes e os planos dos governantes: são mais que veículos, são tratados com mais regalias que os transeuntes”, disse Renata Pinheiro em comunicado enviado à imprensa à época. “Essa importância desproporcional dos automóveis na sociedade brasileira, pode ser fruto de uma falsa crença que o carro é um símbolo de ascensão social e prosperidade."