LGBTQIA+

Luciano Huck sobre irmão gay: "Fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista"

A declaração foi feita em seu novo livro, 'De Porta em Porta'

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 02/09/2021 às 15:28
Notícia
X

Aos 21 anos, Fernando Grostein, irmão de Luciano Huck, revelou ser homossexual. No livro recém-lançado pelo jornalista, 'De Porta em Porta', o apresentador fez um desabafo de como foi a sensação ao saber. Em 2021, várias celebridades revelaram suas orientações sexuais.

Segundo Luciano Huck, quando Fernando Grostein falou sobre sua orientação sexual, ele apenas disse “Mas, num primeiro momento, tive um certo choque – por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa. No mundo em que vivemos, embora isso esteja mudando, assumir-se gay ainda significa, infelizmente, enfrentar uma dose pesada de preconceito”, escreveu.

Ainda com muitos preconceitos, o apresentador contou que se sentiu mais aberto quando seu irmão mostrou que não eram tão parecidos e nem tão próximos quanto imaginava. "Hoje, vejo o quantos anos e anos fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista – que assolou e assola minha geração e muitas outras – me tornaram incapaz de enxergar os preconceitos que pensei, disse e fiz, e, pior ainda, as coisas importantes que deixei de pensar, dizer e fazer. Hoje sei que também tive medo de enfrentar meus próprios preconceitos”, contou.

O apresentador ainda falou sobre referências machistas e homofóbicas reproduzidas pelas famílias brasileiras: "De forma estúpida, eu pensava que tinha uma certa obrigação de reproduzir com ele as toxicidades que havia absorvido em nome da virilidade, de uma ‘tradição’ abjeta que gerou multidões de homens traumatizados e, no mínimo, sexualmente confusos. Dada a toda carga de referências machistas e homofóbicas que a sociedade brasileira me entregara – e o preconceito e sofrimento que imaginei que isso traria para o Fernando e para a minha família – minha primeira sensação foi, de fato, a de perder o chão”.

Com o objetivo de demonstrar que a sua família não é perfeita, Luciano Huck finalizou contando sobre a relação dos dois atualmente: “Não foram poucas vezes em que meu irmão e eu revisitamos nossas dores e emoções nesse tema. Muitas conversas, algumas discussões. Chegar a esse ponto de aprendizado, não foi fácil. Foram anos de encontros e desencontros, algumas brigas e reações explosivas de ambos os lados. Acho importante frisar reiterar isso, para deixar claro que nossa vida em família fica bem longe de ser um script de comercial de margarina. É por isso que eu exponho aqui, sem medo, as entranhas da nossa intimidade familiar. Por acreditar que essa história contribui, de alguma forma, para tornar esse mundo melhor”.

Tags

Autor