"Dor Intensa"

Atriz de 'Gênesis' revela doença degenerativa

Dani Moreno é famosa por papel em 'Gênesis' e pelo seu primeiro trabalho onde foi reconhecida, em 'Salve Jorge'

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 22/09/2021 às 14:51
Notícia
X

Aos 35 anos de idade, Dani Moreno foi diagnosticada com espondilite anquilosante, uma doença degenerativa que causa dor intensa. Em uma entrevista à Quem, a atriz, conhecida pelo papel em 'Gênesis', falou um pouco sobre o assunto e como lida.

Já com o tratamento encaminhado da doença crônica, através de acompanhamento com ortopedista e reumatologista, ela conta que muitos levam anos para descobrir, mas ela soube em cinco meses, logo quando notou os primeiros sintomas. Por conta do diagnóstico cedo, ainda tem tempo para impedir que fique muitas sequelas.

"É uma doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte", explicou o que é a espondilite anquilosante.

Dani Moreno relembra que teve sinais da EA desde criança, quando tinha diversas infecções e inflamações, além de outros sintomas. "Dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade. Como saberíamos? Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha? Ao menos, eu ganhei tempo", contou.

Sobre a dor que a doença trás, ela revelou fazer exercícios para aliviar as tensões. Em tom de brincadeira, a atriz declarou ter pedido motivo para acordar cedo e fazer atividades físicas, mas acha que desejou "meio errado". Já sobre o medicamento, ela aproveitou para enaltecer o Sistema Único de Saúde (SUS): "O próximo passo, é tomar as injeções imunossupressoras. Elas custam mais de 10 mil cada. Preciso de duas por mês. E quem vai me salvar? Ele mesmo, o SUS"

Para finalizar, Dani Moreno comentou: "Já que você tá aqui, EA, te tiro pra dançar conforme a minha música, porque eu não sou do tipo que se deixa dominar por absolutamente nada. Vou aproveitar sua estadia eterna para me conhecer profundamente, entrar em contato total e absoluto comigo e dominar meu corpo e minha mente. Eu te proíbo de achar que me controla. De repente, meus pais se foram. De repente, acordei com uma doença que não tem cura. De repente, a vida passa e a gente aqui, se dando ao luxo de perder tempo reclamando dela. Eu não sei qual a sua realidade, mas eu te peço pra se amar e se cuidar o quanto puder. E amar aos seus também. Todos os dias e sempre."

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor