Natural de Timbaúba, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, Diego Martins levou sua arte ao 43º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Do evento realizado em Ilhabela, o artusta plástico retorna como o grande premiado na categoria desenho.
O evento foi realizado no dia 25 de agosto e contemplou a obra Mateus do Maracatu Rural, de Diego Martins, como a vencedora da edição deste ano. A peça é feita em nanquim e com uso da técnica de rabisco.
"O objeto do meu trabalho tem uma ligação direta com a minha história. Por minha família ter base em Aliança-PE, um dos berços das manifestações rurais do estado, desde criança, todo esse imaginário ligado ao Caboclo de Lança, ao Maracatu, sempre me fascinou muito, e a arte pra mim é uma maneira de externar tudo que eu vi, vivi, e aprendi ao longo da minha vida", conta Diego Martins.
- Artista recifense Andréa Tom leva sua "Revoada" para a Casa da Ribeira, em Natal
- Circo novo chegando no Recife. Saiba tudo
- TAP opera cinco voos semanais Recife-Lisboa com a reabertura de Portugal para turistas e oferta teste gratuito
- Conheça Joyce Alane, cantora pernambucana que lança primeiro single 'Leão'
Neste ano, o concurso realizado pela Prefeitura de Ilhabela-PE recebeu nessa edição, 293 inscrições de todo país e tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e manifestações.
"Pra mim é uma felicidade indescritível ver uma obra minha que retrata a cultura pernambucana ser reconhecida nacionalmente, levando o Maracatu Rural e a Mata Norte do estado, Brasil afora”. “Esse desenho retrata “Mateus”, uma figura que aparece tanto no Maracatu Rural, quanto no Cavalo Marinho, e eu fiz tomando como olhar, imagens que fotografei em Aliança-PE no ano passado, no último Carnaval em que o Maracatu desfilou antes da pandemia", conclui o pernambucano.