DIVERSIDADE

2SLGBTQIA+: Entenda o que significa a sigla 2S

2S se refere às pessoas "two spirit", ou "dois espíritos", em tradução literal

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 08/10/2021 às 14:00 | Atualizado em 25/07/2023 às 11:20
Notícia
X

Já ouviu falar na sigla 2S? O termo que significa two-spirit - em tradução literal, dois espíritos ou espíritos-duplos - tem ganhado espaço no dialeto norte americano ao se referir à sigla da comunidade LGBTQIA+.

O termo é usado pelos nativos americanos, ou seja, pela população indígena originária tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá.

2S se refere a um espírito masculino e um feminino habitando no mesmo corpo. Assim, a população indígena que se identifica dentro da comunidade LGBTQIA+ também utiliza a sigla 2S.

A binariedade de espíritos, inclusive, não é algo recente na história ameríndia. Somente na América do Norte, é possível encontrar mais de 130 tribos que retratavam e pessoas dois-espíritos.

Para o G1, o vice-presidente da Associação Parada LGBT+ de São Paulo, Renato Viterbo, afirmou que essa sigla não é algo que foi discutido amplamente pela comunidade LGBT, mas sim algo local.

Polêmica a cerca da sigla 2SLGBTQIA+

2SLGBTQIA+ causou polêmica recentemente, ao ser utilizada pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ele usou a sigla para falar sobre um dia de memória das vítimas de pessoas incluídas nessa comunidade.

Por outro lado, opositores do governo e conservadores criticaram a publicação de Justin.

Tags

Autor